O povo brasileiro tem fama de ser festeiro. Isso faz jus, afinal, o nosso calendário é recheado de grandes festas.
De uma ponta à outra do mapa, festivais, procissões e eventos que retratam os gostos e costumes da população, ajudam a fazer do Brasil um dos países com maior representação cultural do mundo.
Mesmo com o País vivendo um momento de recessão, as festas regionais dão um ótimo impulso na economia, uma vez que, as cidades responsáveis pelos eventos atraem um grande número de turistas, além de muitas marcas que aproveitam o momento para realizar ações de live marketing.
Entre as principais festas regionais do nosso calendário podemos destacar: Lavagem do Bonfim realizada no mês de janeiro em Salvador (BA); logo em seguida entre fevereiro e março temos o Carnaval que movimenta o turismo em algumas Capitais do Nordeste, e, o considerado maior deles, o do Rio de Janeiro que recebe milhares de turistas nessa época do ano.
As festas juninas são comemoradas no Brasil inteiro, mas é em Caruaru, em Pernambuco, que ela se destaca. O evento oficial acontece na cidade desde 1994 com uma estrutura imensa. Na Região Norte, o destaque é o Festival Folclórico de Parintins, conhecido também como Festa do Boi, e é realizada em junho, no Amazonas.
Ainda na Região Norte tem o Círio de Nazaré. Trata-se de uma procissão católica que acontece em Belém, no Pará, há mais de dois séculos. O objetivo dessa comemoração é homenagear Nossa Senhora de Nazaré, um dos títulos dados à Maria, mãe de Jesus.
Saindo do Norte rumo ao Sudeste, um dos eventos regionais mais tradicionais e conhecido no Brasil inteiro é a Festa do Peão de Barretos. Essa é uma das únicas festas brasileiras que não tem origem religiosa e dura cerca de dez dias. O evento gira em torno de rodeios e conta com shows sertanejos.
Rumando ao Sul, a diversão está garantida com a Oktoberfest tem origem alemã. Também conhecida como festa da cerveja, movimenta todo o Estado de Santa Catarina, principalmente, a cidade de Blumenau. A comemoração inclui desfiles com trajes típicos, danças, tiro ao alvo, comidas típicas, e, claro, muita cerveja.
Como se pode observar, mesmo com muita gente dizendo que o Brasil é país de terceiro mundo, quando o assunto é organizar eventos de grande porte, somos um dos melhores, com certeza.
Apesar do governo não fazer a parte dele, o povo brasileiro não perde a sua alegria de viver e a sua fé. Essas características é que propiciam a realização desses eventos regionais conhecidos no mundo inteiro.
Se perdeu alguma dessas festas, o ano que vem tem mais. E, ainda dá de se programar para curtir a Festa do Peão de Barretos que tem início em 16 de agosto e segue até o dia 26 na cidade do Interior de São Paulo, e também a Oktoberfest, de Blumenau, de 3 a 21 de outubro.