O maior e mais tradicional evento de gastronomia do Brasil tem sua próxima edição confirmada: O 24º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes será de 18 a 26 de setembro, em formato híbrido – com ações presenciais na cidade mineira, respeitando todos os protocolos sanitários, além de uma programação on-line, sucesso absoluto no ano passado.
O evento, um dos únicos festivais do Brasil a se reorganizar rapidamente em formato on-line durante a pandemia, começa a retomar as suas atividades em 2021 com 13 grandes chefs preparando jantares, cerca de 15 produtores na Mercearia Fartura presencial e mais de 30 no e-commerce, 36 cursos virtuais, 32 shows musicais on-line, além de lives, dicas, muito conteúdo de qualidade e ações sociais.
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Os festins – jantares especiais e exclusivos criados a quatro mãos, estão entre as atrações mais aguardadas do festival. É neste momento que os chefs têm a oportunidade de trocar experiências e inovar na criação dos pratos.
Este-ano, eles acontecem com vagas limitadas em seis restaurantes de Tiradentes, onde o chef anfitrião recebe um nome nacional. As duplas, escolhidas pelas curadoras Morena Leite e Carolina Daher são:
- Matheus Paratella (Tragaluz) e Bel Coelho (Clandestino – São Paulo – SP);
- Rafael Pires (Mia) e Roberta Ciasca (Miam Miam – Rio de Janeiro, RJ);
- Ricardo Martins (Uaithai) e Paulo Shin (Komah – São Paulo, SP);
- Felipe Oliveira (Ora) e Jorge Ferreira (Olivia – Belo Horizonte, MG);
- Juliana Ferreira (Gourmeco) e Bruna Martins (Birosca – Belo Horizonte, MG);
- Gustavo Baccarini (Pacco & Bacco), Katia Barbosa (Aconchego Carioca – Rio de Janeiro, RJ) e Ronie Peterson (Senac).
“Este foi mais um ano difícil para todos do setor de gastronomia e, principalmente, de eventos. Em 2020, nos reorganizamos rapidamente e realizamos o evento em forma digital, com o objetivo de ajudar na recuperação da cidade. Agora, já conseguimos dar um passo adiante e teremos uma programação presencial, que será complementada pelas ações virtuais deixando o evento com característica híbrida. Será um passo importante, pois temos a esperança de, em 2022, quando o Festival completa 25 anos, fazermos uma grande celebração em Tiradentes como sempre foi.”, explica o diretor geral do evento, Rodrigo Ferraz.
O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes é realizado pelo projeto Fartura – Gastronomia do Brasil, apresentado pelo Bradesco, conta com patrocínio da Claro, Gasmig e Stella Artois, apoio da Rivelli, Verdemar e Sebrae Minas e parceria cultural do Sesc e Senac em Minas.
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Foto: Thiago Morandi.