Campos do Jordão vai receber entre os dias 3 de julho e 1º de agosto a 51ª edição do seu tradicional Festival de Inverno, que acontece anualmente.
Desta vez, porém, a realização do evento será praticamente toda on-line, por causa da pandemia da Covid-19.
Leia também: Liesa prepara evento-teste do Carnaval no Rio para novembro.
Além disso, o Festival acontece após um hiato de um ano, já que em 2020 não foi realizado por causa da crise sanitária, que ainda não acabou.
Porém, agora, os organizadores prometem um evento histórico, com muita música de qualidade, para atender ao público, que será limitado nas apresentações.
Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, organizadora do evento, a partir de janeiro de 2022 haverá também o Festival de Verão em Campos. Assim, serão duas edições anuais e o evento passa a se chamar oficialmente Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão.
“A partir de agora, nós passaremos a ter duas edições anuais. Uma de inverno que é a tradicional e passaremos a ter então a partir de 2022 uma edição de verão também. Isso tende a potencializar o festival e ampliar seu impacto positivo na cidade e na região do Vale.”, disse o secretário de Cultura Sérgio Sá Leitão.
As apresentações artísticas serão feitas no auditório Claudio Santoro, em São Paulo, e na Sala São Paulo, na Capital, com transmissão on-line.
Serão ao todo 43 concertos, sendo 39 no Claudio Santoro e quatro na Sala São Paulo, com apresentações de Roberta Sá (4 de julho), Nelson Ayres e Vanessa Moreno (11 de julho), Mart’nália (18 de julho), Renato Braz (1º de agosto) e homenagens aos 250 anos de Beethoven e 100 anos de Astor Piazzolla.
Elas poderão ser assistidas no YouTube do Festival e na plataforma #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, bem como pela TV Cultura e Rádio Cultura FM, e Facebook do canal de televisão.
E, para quem for assistir ao vivo, no palco do Claudio Santoro, que terá entrada gratuita, haverá público reduzido, seguindo os protocolos de segurança sanitária.
São 269 lugares, para pessoas a partir de 10 anos e as reservas são feitas em www.festivalcamposdojordao.org.br/ingressos.
Protocolos
O secretário de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, garantiu que todos os protocolos de higiene sanitária serão adotados durante o Festival de Verão e Inverno a partir do dia 3 de julho, em Campos do Jordão.
Segundo ele, não haverá aglomeração durante as apresentações musicais. “Teremos a adoção absolutamente rigorosa de protocolos de saúde e do que for determinado pelo Centro de Contingência do Plano São Paulo e pela Prefeitura de Campos do Jordão para que tenhamos risco zero.”, garantiu, durante entrevista coletiva.
“Não teremos aglomeração de nenhum tipo porque teremos a transmissão dos concertos on-line.”, disse o secretário. Leitão ainda lembrou a importância do evento para a cidade, que em 2019, para cada R$ 1 investido, houve R$ 16,70 injetados na economia de Campos do Jordão.