Um mar de gente de diversos lugares deve tomar conta do Festival de Verão Salvador que acontece entre os dias 22 e 24 de janeiro.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA), José Manuel Garrido, o movimento de pessoas de fora da cidade que vêm para curtir o evento chega a aumentar em 10% a ocupação nos hotéis que estão localizados na área próxima ao Parque de Exposições.
“É um festival que marcou e agora faz parte do nosso calendário de festas, sobretudo na área que vai de Patamares a Stella Maris.”, diz o empresário.
Foto: Thayse Argôlo.
O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-BA), José Alves Júnior, também confirma o aumento do fluxo com a aproximação do Festival de Verão, “Tem pessoas que se programam para o evento e por isso o Festival de Verão acrescenta muito para a cidade e traz um retorno expressivo para o desenvolvimento do nosso setor turístico”.
Ainda segundo Alves, o Festival de Verão serve de vitrina para o Carnaval de Salvador. “O trade aposta muito nesse evento. O festival é uma prévia do Carnaval, que torna a cidade ainda mais atrativa, despertando no turista a vontade de voltar de novo para aproveitar também o Carnaval.”, explica.
Vem Verão
De malas prontas, o estudante de Administração cearense, Wilker Brito, desembarcou em Salvador nessa terça-feira (20/01), já com o passaporte garantido para os três dias de festa. “Comprei no escuro, não sabia ainda quais seriam as atrações, mas vou curtir os shows de Ivete, Claudia Leitte e Kesha.”, conta.
A primeira vez de Brito no Festival de Verão promete. “Quero ver também a Banda do Mar e a mistura da Banda Jamz e Suricato. Achei a proposta interessante. Como gosto muito do estilo eletrônico, vou dar uma passada pela arena, com certeza. Toda festa na Bahia é boa.”, assegura o estudante.
Foto: Divulgação.
E a visita a Salvador vai render ainda passeios por outros lugares, “Quero ir no Pelourinho e na nova Barra e conferir como ela ficou depois da reforma”. completa Brito.
O gerente-executivo da Icontent, empresa que realiza o festival, Estácio Gonzaga, diz que o baiano representa a maior fatia do público, mas a turma que vem de fora complementa parte das 120 mil pessoas que devem passar pelo Festival de Verão durante os três dias de evento.
“O público é predominantemente de Salvador e Região Metropolitana, mas recebemos turistas de todas as partes do Brasil, principalmente São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro.”, afirma o empresário.
Na semana do Festival de Verão, a Visão Turismo está trazendo para Salvador cerca de duas mil pessoas. Segundo o diretor presidente da agência, Victor Abdon, 46% desses turistas chegam para curtir o evento.
“Eu acredito que 20% do público do Festival é de gente que vem de fora mesmo. É aquele primo que traz o parente de São Paulo, que vem com a namorada do Rio e chama também a amiga de Brasília, que vem junto com um amigo de Minas. É um evento que realmente atrai muita gente.”, conta Abdon.
Para o diretor-comercial da Bahia Travel, Marcos Almeida, a consolidação do evento, que está em sua 17ª edição, e a grade de atrações de grande porte são diferenciais importantes que aumentam o interesse do turista pelo Festival de Verão. “É um final de semana diferenciado que une a oportunidade de aproveitar a cidade e usufruir do evento em uma mesmo momento.”, afirma.
Negócios
Segundo o presidente regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Luiz Henrique Amaral, o evento de música também aumenta em 10% o movimento de bares e restaurantes de entretenimento durante a estada dos turistas na capital baiana.
“A grande virtude do Festival de Verão está na capacidade de captação de turistas para a cidade e isso é muito importante para o trade de serviços”. De acordo com ele, o fato do festival acontecer à noite gera um movimento positivo antes e depois da festa.
“É mais uma possibilidade de evento além do Carnaval, que promove um aumento na permanência e no consumo durante a alta temporada.”, pontua o empresário.