Quem passou pela icônica Place Vendôme, em Paris, em meados de junho, ficou em dúvida sobre o que significavam os vários Fiat 500 transformados em vasos para árvores que cresciam de dentro deles… A ação, criada pelo designer italiano Fabio Novembre, teve como objetivo chamar a atenção para a natureza encarando a questão de que muitas pessoas de alto poder aquisitivo não se atêm às mensagens de usar menos os seus carros em prol do meio ambiente.
A Tree for Hope (Uma árvore pela esperança) é uma ação conjunta com a Fiat para mostrar que meio ambiente, transporte privado e luxo, podem sim, conviver em harmonia. O designer acredita que o aumento da conscientização com relação ao meio ambiente também deve ser intensificado entre aqueles que não dispensam seus automóveis em prol dos transportes públicos, como recomendam as campanhas mundiais de sustentabilidade.
A campanha defende que outras formas de olhar para a natureza são possíveis e, ao exibir carros Fiat 500 sem cor, em branco, com árvores nascendo de dentro deles, estimula as pessoas a escolherem quais serão suas formas de proteger a natureza.
A Place Vendôme abriga algumas das principais marcas do mundo e é um dos hot spots de Paris dentro e fora da Cidade Luz. Lá viveram e circularam, desde meados de 1700, celebridades, artistas, poetas, ricos e famosos de agora e de outrora. A escolha do local decorreu justamente do fato deste ser frequentado pelo público-alvo da ação, numa das áreas mais glamourosas e ricas do mundo.