Uma das maiores paradas gays da Europa acontece anualmente na capital espanhola, Madrid. De alguns anos para cá, não apenas o número de participantes tem aumentado, mas também a quantidade de marcas “simpatizantes” a desfilar, de forma mais ou menos discreta, no megaevento. Já tem se tornado lugar comum a distribuição de brindes e realização de promoções em diversos âmbitos, mas este ano, pela primeira vez, na história das paradas gays do mundo, uma marca de carros resolveu “sair do armário” e expressar sua inclusão publicamente na militância.
Para homenagear a Parada do Orgulho Gay de Madrid, realizada no dia 03/07, a Fiat da Espanha customizou cinco modelos do novo Fiat 500 e Fiat 500C para a ocasião. Nada mais adequado para participar de uma parada gay do que “montar” um figurino exclusivo para o momento… Os criadores dos modelos gays do Fiat 500 criaram cinco perfis para o carro com referências a cada um dos grupos participantes da parada.
Gay ou hetero, o fato é que o Fiat 500 caiu no gosto dos consumidores europeus. Há algumas semanas ele foi anunciado pela revista francesa gay Ledorga como o carro gay do ano. 21 meses após seu lançamento, mais de 500 mil unidades já foram vendidas, de acordo com a Fiat. Os três países europeus onde o 500 mais vende são respectivamente Itália, França e Grã Bretanha.