A Fipan – Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos – tem início hoje (14/07) e vai até o dia 17 de julho, com horário de funcionamento que vai das 13h às 21h, no Expo Center Norte, em São Paulo. A feira vai trazer novidades que vão interessar os esperados 60 mil visitantes, com caravanas vindas de 160 cidades do Brasil, além de visitantes de outros países.
“Na edição de 2014, a Fipan teve negócios iniciados na ordem de um bilhão de reais com 60.120 visitantes, vindo de 1.300 cidades brasileiras, além de 50 países, com um número expressivo do Oriente Médio, Ásia, Europa, América do Norte e do Sul e esperamos repetir o sucesso visto o crescimento não só do setor de panificação, como do food service. Segundo a Abia, esse setor é responsável por movimentar mais de US$ 443 bilhões por ano no mercado mundial de alimentação fora do lar.” diz Antero José Pereira, presidente o Sampapão, entidade promotora do evento.
Apesar de todas as dificuldades econômicas que o país vem passando, a Fipan é conhecida em vários países pelo modelo único da panificadora paulistana. Para surpreender todos os participantes, os 350 estandes que estarão presentes, com 450 marcas de diferentes produtos, vão trazer as novidades para os gestores de panificadoras, donos de restaurantes, bares, pizzarias e sorveterias ou profissionais que pensam em abrir um negócio nessa área.
“Entre as novidades, as empresas apresentarão seladoras automáticas, adequadas à NR 12 que sela dez mil embalagens por dia com datas de fabricação, validade e lote; câmaras climáticas com funções quente e frio; expositores com modelos inovadores para exposição e conservação de produtos alimentares para todos os segmentos do mercado (padarias, confeitarias e sorveterias); vitrine refrigerada feita em aço inox, isolamento em poliuretano e iluminação em LED, acompanhando as modernas tecnologias do setor; a linha de panificação Insígnia, na qual um único padeiro encarregado pode operar toda a linha responsável pela produção de 2.500 baguetes/pão hora ou 1.050 kg massa/hora.” continua o presidente.
Foto: Reprodução/Google.
Os lançamentos acontecem também na área gastronômica. Os visitantes vão descobrir toda as novidades que deverão estar nas padarias, confeitarias e food service de São Paulo, no segundo semestre do ano. “Há uma grande procura pelos pães de queijo em todo o país e vimos essa indústria aquecer. Até uma grande marca que só fabricava confeitos para decorações na área de confeitaria, lançará o seu pão de queijo na Fipan 2015 e uma outra, tradicional, ampliou o número de produtos e criou o pão de queijo em formato de pão francês para quem aprecia sanduíches feitos no próprio pão tipo exportação brasileiro.” diz ele.
Já na linha saudável, alguns lançamentos serão destaques. A linha de glúten free para produção de bolos, pães e tortas, massas madres naturais e farinha de trigo integral para preparo de pão francês.
Foto: Beto Moussalli.
“Também haverá creme culinário com suave sabor de leite que pode ser congelado mesmo depois de aplicado, brigadeiro de colher já pronto, ideal para ser servido em copinhos ou rechear bolos e tortas, gergelim descascado voltado à panificação, torrado para restaurantes e linha completa de pré-misturas para panificação, incluindo linha de pães funicionais, salgados, cakes, coberturas, caldas e recheios.” continua o presidente.
Com consumo diário de 15 milhões pãezinhos franceses por dia só na cidade de São Paulo, a panificação recebe da feira lançamentos que podem virar tendência. “Nossa padaria é modelo copiado em todo o mundo e todos os detalhes de um negócio que será aberto estarão expostos na nossa feira. Há um setor de móveis e decorações para o food service e até expositores que fabricam uniformes para os garçons e funcionários com modelos exclusivos e estampas da moda. Além da primeira mostra de azeites portugueses da Rota do Azeite, vindo de Portugal e que estarão à venda nas padarias paulistanas, no segundo semestre desse ano. O visitante vai conhecer um universo de produtos muito interessante.” finaliza o presidente.