O Flamengo anunciou uma parceria com a Atos, empresa do setor de tecnologia, para implantar o mais avançado sistema de gestão integrada do mercado.
O S/4Hana será responsável por digitalizar, automatizar e unificar diversos processos, como por exemplo, a entrada e saída de materiais dos centros de treinamento, gestão de contratos e CLT, e estoque de produtos e medicamentos.
“A implantação do S/4Hana é mais um passo na transformação digital que o Flamengo vem fazendo desde 2013, e que leva tecnologia para a área administrativa e de gestão, com potencial de evoluir para outros departamentos do clube rubro-negro. A plataforma opera em nuvem e com atualizações em tempo real de tecnologia. Trouxemos uma solução formatada especialmente para as necessidades do Flamengo, que prevê 35% mais rapidez na implementação em relação ao desenvolvimento de um novo sistema.”, disse Alexandre Morais, head em transformação digital da Atos para a América Latina.
Segundo o clube, os departamentos de finanças, administração, gestão esportiva e suprimentos serão os principais beneficiados com a novidade.
Com o sistema, será possível melhorar os fluxos de gestão do negócio e assegurar melhor governança e transparência administrativa, garantindo ganho de produtividade, economia de tempo e de recursos gastos com processos burocráticos em até 80%.
“As transformações que fizemos na aérea de tecnologia do Flamengo nos primeiros anos visavam preparar o clube para investimentos mais estratégicos em tecnologia que pudessem gerar valor e fazer diferença ao negócio do Flamengo beneficiando todas as áreas do clube. É uma satisfação finalizar o triênio 2016/2017/2018 fornecendo a mais moderna plataforma de gestão (ERP) do mercado, colocando o Flamengo no mesmo nível das maiores organizações do mundo. Este sistema, que já vem sendo amplamente empregado em instituições esportivas em países de maior investimento do setor, também poderá, no futuro, acoplar melhores ferramentas de performance analítica para o futebol, nosso carro-chefe.”, detalhou Luiz Filipe Teixeira, vice-presidente de tecnologia da informação (TI) do Flamengo.
No Brasil, o primeiro clube a fechar com a Atos para o uso do S/4Hana foi o São Paulo. No âmbito global, clubes como Bayern de Munique e Manchester City, além da seleção da Alemanha, já utilizam a plataforma.