O que faz de um clube de futebol um gigante? Títulos, vitórias, torcida e, principalmente, uma história de glórias. Consolidado como o maior mercado consumidor do futebol brasileiro, o Clube de Regatas do Flamengo, em parceria com a ISV/MUDE, se prepara para contar de maneira definitiva seus 123 anos de história.
O projeto da Exposição Fla Memória pretende transformar uma área de mais de 2 mil m² na maior e mais moderna exposição de um clube do futebol brasileiro. A ambição do projeto se reflete nos números de invetimento, avaliado em 4 milhões de doláres.
O novo Fla Memória espera receber entre 150 e 250 mil visitantes por ano.
O custeio do projeto será 100% viabilizado pela ISV (International Sports Ventures) e pela MUDE (Museos Desportivos) e gerará royalties para o Clube. Agora, a nova parceira rubro-negra vai ao mercado captar patrocinadores para viabilizar o projeto.
Para a sua conclusão, o Fla Memoria deve gerar 250 postos de emprego diretos e indiretos.
Marcelo Fernandes, sócio-diretor da ISV, detalha como surgiu a ideia de apostar na reformulção do Fla Memoria junto ao Clube:
“O Flamengo vinha buscando um parceiro para renovar e ampliar o Fla Memória. Um sonho antigo de seus sócios e sua torcida. A ISV, em parceria com a MUDE S.A, já vinha desenvolvendo o projeto do museu itinerante do FC Barcelona, quando conhecemos o diretor de Patrimônio Histórico do Flamengo, Daniel Rosenblatt, e iniciamos juntos com o clube, o projeto de transformação do Fla Memória, afirma.”
O maior mercado consumidor do esporte brasileiro
As recentes provas de engajamento da torcida rubro-negra foram fatores importantes que estimularam ISV/MUDE e Flamengo a construir este projeto, que transformará um espaço de 300m² na maior exposição do Brasil com mais de 2 mil m².
Com mais de 40 milhões de torcedores, em 2017 o Flamengo atingiu a meta de 100 mil sócio-torcedores, que contribuíram com mais de R$ 45 milhões para os cofres do clube. Nas redes sociais os números também são muito impressionantes. O Clube acumula 11,3 milhões de fãs no Facebook, 2 milhões de seguidores no Instagram, e cerca de 900 mil inscritos em seu canal oficial no Youtube.
Por fazer parte de uma marca de alcance nacional, com milhões de torcedores espalhados pelo Brasil, o novo Fla Memoria mira no mercado de turismo e entretenimento.
Estando o Flamengo localizado em um ponto nobre da Zona Sul carioca, o objetivo é tornar o espaço um dos pontos turísticos mais desejados do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, conectando os flamenguistas de outras praças com o clube, e também atraindo investimento de diversos segmentos da indústria.
“O projeto de expansão do Fla Memória significa um passo enorme para tornar realidade um sonho de todos os rubro-negros. Tenho certeza de que será um sucesso, não só para a torcida, mas um ponto de atração turística do Flamengo e da cidade do Rio de Janeiro, afirma o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello”.