O Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços), edição 2017, já tem data marcada. Aquele que é considerado o maior e mais importante evento literário de Minas Gerais e um dos quatro grandes do país será realizado entre os dias 29 de abril e 7 de maio.
A temática também está definida: “Minha vida é um romance. Policial, suspense, drama ou aventura? Qual é o seu?”. “A ideia é convidar as pessoas a refletirem sobre a relação delas com os livros, percebendo que uma boa história pode ser contada todos os dias, a qualquer momento”, explica Gisele Ferreira, curadora do Flipoços e diretora do evento, que é realizado há 11 anos.
Como ocorre desde a sua criação, em 2006, uma nova edição do Flipoços começa a ser pensada assim que termina a do ano. Às vezes, até no decorrer dessa. Foi assim, por exemplo, que ficou definido que Moçambique será o país homenageado no Flipoços 2017. “Conversando com o Mbate Pedro, poeta daquele país que esteve presente no evento desse ano, soube do desejo dele em trazer novos talentos da literatura de Moçambique a Poços de Caldas em 2017. Como considero importante valorizar a língua portuguesa, independentemente do país em que ela seja praticada, pensei: por que não homenagear Moçambique?”, conta a curadora do Flipoços.
Outra novidade com grandes chances de ser colocada em pratica no Flipoços do próximo ano é ampliar o concurso do evento, incentivando outras pessoas, que não sejam apenas os estudantes da cidade, a produzirem textos. Afinal, a temática do festival permite isso. E, quem sabe assim, revelar mais talentos da escrita local. O já consagrado encontro de educação do evento, que reúne profissionais da área da cidade e região, também deve ser ampliado em 2017. A mostra de cinema do Flipoços vai focar nos filmes produzidos a partir de uma obra literária e, a pedidos, deve voltar à programação o encontro de hip hop, que não foi realizado em 2016 por conta da contenção de despesas.