Está em andamento um projeto artístico que convida moradores de Florianópolis e região a fazerem visitas virtuais pelos principais museus do mundo.
O Projeto Floripa Interativa Museus Virtuais é promovido pela Fundação Certi e pelo Instituto Maratona Cultural, e é articulado por intermédio do Google Art Project, uma iniciativa do Google que proporciona a visão 360° de museus e galerias por meio da internet.
A visitação aos museus virtuais é guiada por um arte-educador, que repassa aos visitantes os conhecimentos perante as obras, e os projetores reproduzem imagens dos ambientes retiradas da internet em um tela de nove metros de comprimento e quatro de altura.
Inicialmente, o projeto é voltado para grupos escolares, e a visita tem duração aproximada de uma hora. O roteiro é chamado de “Musas da Arte Clássica”, que passa pelo museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia e pela Galeria Uffizi, em Florença, na Itália.
O guia explica a história das obras, dos artistas e das técnicas utilizadas para pintar e esculpir, ou seja, detalha e contextualiza as obras artísticas. “Para fazer uma viagem como esta e conhecer pessoalmente esses museus não é fácil. A amplitude que o projeto proporciona, o acesso a arte e a cultura, isso é muito interessante”, afirmou Claúdio Toscan Júnior, educador e curador do projeto interativo.
O projeto ocorre no Parque Sapiens, localizado no Norte da Capital catarinense. As escolas podem agendar as visitas pelo telefone 48 3261 2845 ou pelo site do projeto Floripa Interativa.