Desde 2015, setembro tem sido o mês de prevenção ao suicídio. Numa campanha iniciada pelos Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo abriga diversas ações de conscientização e prevenção ao suicídio, um assunto ainda delicado em nossa sociedade.
Na partida do último sábado (29) válida pelo Campeonato Brasileiro, contra o Grêmio, o Fluminense promoveu uma ação em campo para conscientizar seus torcedores sobre a prevenção ao suicídio e falar sobre o assunto.
O goleiro Julio César jogou com a camisa número 188, uma referência ao telefone do CVV que realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, 24 horas todos os dias. Em vez do nome dele, a camisa trazia a palavra “Ligue” e a numeração 188.
No intervalo do jogo, os gandulas deram uma volta olímpica no campo com a faixa: “O número que hoje protege o nosso gol também pode proteger milhares de vidas. Basta uma ligação.” E foi complementada por um filme estrelado pelo jornalista, apresentador e torcedor do Flu, Pedro Bial, transmitido no telão do estádio.
Na mensagem, Bial chama atenção para o fato de que a cada 45 minutos uma pessoa desisti de lutar e se suicida. Em alusão aos 45 minutos de um tempo de partida, a ação desenvolvida pela agência Leo Burnett Tailor Made, reforça a atuação do CVV que com apenas uma ligação pode salvar a vida de milhares de pessoas.
O Brasil é um dos países com maior nível de ansiedade do mundo e ocupa o 5º lugar com mais pessoas em depressão. A cada 45 minutos, uma pessoa se mata em virtude de situações de risco e sentimentos diversos. Infelizmente, ainda é um assunto tabu na sociedade e só ganha repercussão quando acontece entre celebridades. E debater o assunto é o primeiro passo para evita-lo, pois, a solução pode estar à distância de uma conversa.