Em 2016, a Mercedes criou um dispositivo em forma de arco que visava proteger a cabeça dos pilotos da F1. Apelidado de “Halo”, ele foi testado pela primeira vez pela Ferrari mas não chegou a ser utilizado em 2017.
Como será algo obrigatório na temporada que iniciou neste domingo, a “gaiola” se tornou o assunto mais falado da internet e alvo de muitas críticas por, entre outros motivos, atrapalhar a visão da câmera onboard.
Por outro lado, há quem já esteja aproveitando a novidade de maneira estratégica. Pioneira, a McLaren fechou um acordo de patrocínio para o local com a Gandys, uma marca de chinelos britânica. Ela irá figurar no GP da Austrália que abre o calendário deste ano.
Ontem foi a vez da Force India, que apresentou um projeto de halo modificado para estampar a Havaianas. A icônica marca brasileira de chinelos vai estampar sua identidade no halo dos carros de Sergio Pérez e Esteban Ocon em provas na Europa e no GP do Brasil. A escuderia divulgou a novidade em suas redes sociais.
“Estamos encantados por trazer a Havaianas para a F1. Que lugar é melhor que o Halo para levar o famoso logo das Havaianas?”, comentou o chefe de operações da Force India, Otmar Szafnauer.
“É uma jogada inteligente desta amada marca brasileira, que vai trazer um toque de praia ao paddock ao longo da temporada. Nós sempre fomos uma equipe aventureira com nossos esforços de marketing e, depois de introduzir o layout rosa em 2017, esperamos que esta parceria possa ser um apelo a todos os fãs da F1 em 2018”, destacou.
Márcio Utsch, diretor-executivo da Alpargatas, dona da marca Havaianas, destacou que foi procurado pela equipe e que monitorou como muitos fãs estavam associando o formato do halo com os produtos da marca.
“Esta é uma grande notícia para as Havaianas. Nós queremos trazer nossa diversão e vibração positiva para a F1 e a oportunidade apresentada pela Force India realmente chamou nossa atenção. Nas Havaianas, nós nos orgulhamos de ouvir os fãs da nossa marca, e nos últimos meses nós vimos muita gente associar nossos chinelos com o novo halo nas redes sociais”, comentou o profissional.
“Juntos com a Force India, criamos um design atraente no desenho do halo no carro, o que é um lugar lógico para estampar as tiras do nosso chinelo. Estamos ansiosos para o engajamento com os fãs da F1 ao redor do mundo durante o ano, então fique ligado para algumas ações bem empolgantes”, completou.
Após quase 50 anos, a Fórmula 1 não terá representantes brasileiros entre os pilotos. Até o momento, o país será representado apenas por duas marcas: a Petrobras, que fechou com a McLaren, e, agora, com a Havaianas na Force India.