Na América Latina cada dia morrem em média doze mulheres pelo simples fato delas serem mulheres, 14 dos 25 países com as taxas mais elevadas de femicídio a nível global são latino-americanos (*). Diante deste contexto e na data em que se comemora o “Dia Internacional da Mulher”, o FOX Sports Latin America, marca líder em entretenimento esportivo na região, apresenta “#NAOSECALE”.
Com uma mensagem contundente, a campanha estimula ao público latino-americano a envolver-se e a denunciar si as mulheres ou alguém de seu entorno são ou foram vítimas de violência de gênero; já que em muitos casos, padecem, sentem medo ou vergonha, não tem coragem de falar, e quando o fazem, são frequentemente ignoradas. É assim que em um entorno ativo que denuncie, cumpre um papel chave na hora de diminuir os casos de violência.
Ao longo do dia de ontem, 8 de março, em distintos horários, o público dos programas ícones do FOX Sports como “FOX GOL”, “Boa Tarde FOX”, entre outros, puderam perceber uma voz “vazada” no ar de uma mulher em “off” dizendo algumas destas frases: “estou cansada que me trate mal!”, “você não tem o direito de dizer como devo me vestir, quando falar e quando sair!”; “estou cansada de suas agressões”; “não me encoste assim! você é muito bruto!, ¡você me entristece!”. A transmissão continuou normalmente sem que – intencionalmente – os integrantes das transmissões dessem conta do ocorrido.
Ao final do bloco, um spot com a mensagem explica o que ocorreu: “Se você pensou ter escutado uma mulher pedindo ajuda em algum momento da programação, você está certo. Colocamos este áudio de propósito para chamar sua atenção. Se você escutar ou vi ruma mulher sendo vítima de violência … Não ignore! O Brasil é o quinto país do mundo que mais mata mulheres só pelo fato de serem mulheres.. Se alguma mulher perto de você é vítima de violência de gênero, não se cale. Denuncie. Ligue 180. #NAOSECALE.
Difundido em todas as plataformas lineares e não lineares do FOX Sports Latin America e Brasil e com o apoio dos talentos de todos os programas do portfólio esportivo, a mensagem chegará a mais de 60 milhões de lares com o intuito de contribuir para a tomada de consciência e estimulando a ação.