Foz do Iguaçu será o único destino turístico brasileiro que contará com um estande na Casa Brasil, durante a Olimpíada e Paralimpíada do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pelo presidente da Embratur, José Parente, na abertura da 11ª edição do Festival Internacional de Turismo das Cataratas, nessa quarta-feira (15), à noite, no Rafain Palace Hotel & Convention. O evento continua até sexta-feira (17) e deve receber mais de 6 mil pessoas.
A cerimônia de abertura reuniu autoridades do Brasil, Paraguai e Argentina, além de agentes de viagens, operadores, hoteleiros, fornecedores, profissionais de turismo, estudantes e professores da área. Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, a realização do festival é uma forma de consolidar o bom trabalho desenvolvido em Foz do Iguaçu na divulgação de suas belezas e atrativos. “Enquanto muitos reclamam da crise, todo o setor aqui está trabalhando e se unindo para divulgar nosso destino e atrair mais turistas para a região”, afirmou.
Participam da 11ª edição do festival representantes de todos os estados brasileiros e de pelo menos oito países da América do Sul. O evento registra recorde de 46 caravanas de agentes de viagens, das quais três procedentes do Paraguai e cinco da Argentina. O número de estandes na feira de Turismo e Negócios, que já é a quarta maior do Brasil, conta com 207 estandes ocupados por mais de 600 marcas de empresas, destinos e atrativos.
A Itaipu Binacional é patrocinadora máster do Festival de Turismo, que conta também com apoio da Fecomércio, Sebrae, Ministério do Turismo, governo do Estado e Prefeitura de Foz do Iguaçu.