A Comissão Francesa de Informática e Liberdades (CNIL) multou o Google em 100 mil euros. Segundo o jornal Le Parisien/Aujourd´hui en France, a companhia coletou dados privados por intermédio do Street View. Em entrevista ao jornal francês, Yann Padova, secretário-geral da comissão, disse que “trata-se de uma multa recorde desde 2004, quando conseguimos o direito de impor sanções financeiras”.
Em maio de 2010, o Google admitiu que obteve ‘por acidente’ e-mails, vídeos e senhas de computadores pessoais com os carros que fazem fotografias das ruas em três dimensões. Em julho, 37 Estados dos Estados Unidos iniciaram investigação, mas autoridades regulatórias que estavam investigando os dados recolhidos decidiram encerrar o inquérito em outubro, alegando melhora.
Porém, a CNIL não aceitou a história de que os carros do Google pegavam informações desprotegidas por intermédio de um sinal Wi-Fi. “O enriquecimento desse banco de dados foi feito de forma desleal com as pessoas, porque elas não sabiam que eles estavam sendo recolhidos”, explicou Padova.
As investigações sobre questões de privacidade do serviço de mapeamento também se estendem a outros países europeus além da França.
Fonte: Folha On-Line.