Experiência de Marca

Futebol tem muito espaço para promoção no Brasil

Esta semana foi apresentada mais uma edição da pesquisa Lista Casual Auditores de Clubes, baseada nas informações financeiras extraídas das demonstrações contábeis dos clubes com maiores receitas.

Esta semana foi apresentada mais uma edição da pesquisa Lista Casual Auditores de Clubes,  baseada nas informações financeiras extraídas das demonstrações contábeis dos clubes com maiores receitas.

O mercado brasileiro de futebol gerou receitas da ordem de R$ 1,7 bilhão no exercício de 2008. Os 21 principais clubes do País foram responsáveis por R$ 1,4 bilhão desse montante, crescimento de 6,1% em relação a 2007 e uma evolução de 69% de cinco anos para cá, quando a Casual começou a publicar a Lista.

A receita média dos times presentes na amostra atingiu a casa de R$ 67,5 milhões. Os maiores responsáveis, em termos absolutos, pelos novos recursos gerados foram Palmeiras, Portuguesa, Flamengo, Fluminense, Coritiba e Cruzeiro. No entanto, São Paulo e Internacional, com receitas de R$ 160,6 milhões, e R$ 142,2 milhões, respectivamente, são os campeões de arrecadação.

Em 2008, os recursos oriundos da venda de atletas sofreram retração – em virtude da crise mundial que desacelerou os investimentos dos clubes do exterior -, mas esse fator foi atenuado pela evolução de dois dígitos de fontes como bilheteria, clube social e esporte amador, patrocínio e publicidade, e cotas de TV. O estudo final será divulgado nos próximos meses.

Segundo projeção da Casual, o mercado brasileiro de clubes de futebol pode encerrar o ano de 2014, depois da Copa do Mundo do Brasil, com receitas de R$ 2,8 bilhões. Esse resultado poderia ser atingido com a geração de novos recursos.

Analisando as possibilidades para o aumento de receita, percebemos uma imensa oportunidade para o marketing promocional. Senão vejamos. As fontes de exploração apontadas pela Casual Auditores cita:
Exploração da marca dos clubes – envolve mídia tradicional combinada com marketing promocional.
Maximização dos recursos com estádios – ações de marketing promocional suportadas por mídia e internet.
Novos conteúdos de mídia – envolve web promotions.
Ações com o torcedor – que não precisam de fidelização mas que devem trabalhar relacionamento.
Novos patrocinadores –  que por sua vez terão que realizar ações promocionais para “aproveitar” o espaço de patrocínio.

Junto com a boa notícia acima, vem outra, não muito empolgante para o pessoal de promo. Esta semana Fabio Fernandes, da F/Nazca, comemorou a primeira semana da promoção que ele criou para o Vasco em busca de 100 mil torcedores. Nos primeiros dias, 13.000 torcedores já aderiram. Desta relação serão criadas dezenaas de açõe promocionais.  Ou seja, uma grande agência de propaganda explorando oportunidades promo no futebol.

Fica o sinal: ou as agências promo se mexem rapidamente ou virarão fornecedoras da indústria da publicidade tradicional.

Veja a lista com os clubes com as 10 maiores receitas em 2008:

Clube  Receita (em R$ milhões)
São Paulo   160
Internacional  142
Palmeiras 138
Flamengo 117
Corinthians   117
Grêmio    99
Cruzeiro    94
Fluminense   66
Santos 65
Atlético Mineiro 57

Realizada pela Marprom, agência 100% promo, os eventos do centenário do Internacional  em Porto AlegreRealizada pela Marprom, agência 100% promo, os eventos do centenário do Internacional  em Porto Alegre são um bom exemplo da existência de verba promocional explorada no futebol por agências de marketing promocional.