A aktuellmix adota como modelo a integração entre as áreas de planejamento e criação como forma de potencializar conceitos estratégicos e inovadores.
Recentemente a agência promoveu Gabriel Boaventura para assumir 100% a liderança do planejamento, reportando-se a Fábio Mergulhão, VP de criação e planejamento.
Boaventura que começou sua carreira como redator em Brasília (DF), está na aktuellmix há 10 anos e nesse período acompanhou de perto todas as mudanças que o mercado de comunicação passou. Nessa entrevista ele conta como o live conquistou cada vez mais espaço e se tornou uma disciplina de integração.
Nestes dez anos, como enxerga a evolução do mercado de live marketing?
O live marketing evoluiu em relevância e complexidade dentro de muitos anunciantes. Isso é ótimo para o mercado como um todo. As marcas podem proporcionar mais experiências aos consumidores e as agências ganham mais espaço estratégico nos clientes. Nosso trabalho no planejamento acabou se tornando mais completo e integrado, uma vez que ativações e eventos passaram a ser uma fonte importante do conteúdo das marcas.
Como o seu trabalho dentro da aktuellmix acompanhou essa evolução?
Tivemos de adaptar nosso olhar. As experiências ao vivo precisam ser marcantes não apenas para quem as vive presencialmente, mas também para quem acompanha via redes sociais.
Quais foram as principais tendências que viu surgir em planejamento e que você conseguiu aplicar em projetos dos quais participou?
A principal tendência que vejo no nosso trabalho é a eliminação entre as barreiras entre equipes criativas e estratégicas. Muito mais do que departamentos, criação e planejamento são habilidades que todo comunicador deve ter. Esse modelo de atuação faz com que os projetos fiquem mais consistentes, mais ousados e efetivos.
A aktuellmix acabou se tornando uma agência integrada, como isso mudou sua atuação?
A atuação em outras frentes de comunicação estimulou no planejamento um olhar ainda mais ligado à performance. Estabelecer e mensurar KPIs (performance) de uma campanha cada vez mais entra em nosso DNA. Uma prática nativa em digital e propaganda, mas que pode, e deve, ser implementada nas ferramentas de live marketing. Os nossos clientes vêm se surpreendendo com essa proposta de mensuração de resultados mesmo em ações em que não esperavam.
Qual o case mais desafiador ou que você mais gostou de atuar nestes anos de carreira?
Os projetos para Hershey’s são sempre desafiadores e prazerosos, porque exercitamos nosso inconformismo, e claro, é chocolate! Optamos sempre pelo caminho mais difícil, mais inovador. Foi assim na promoção “Abra a Boca e Coma o Site”, que acabou nos rendendo o Leão de Prata este ano em Cannes. E está sendo assim nos projetos atuais.