Na terça (30), a ONG Gerando Falcões lançou sua marca própria de roupas, iniciativa que é parte de um projeto para mobilizar novos apoiadores e recursos a fim de alcançar a sustentabilidade financeira.
De acordo com a diretora de Negócios Sociais, Mayara Lyra, esse foi o primeiro negócio criado pela Gerando Falcões. Em apenas um ano, foi gerada uma renda de R$ 5 milhões, com um lucro líquido de 20%, que possibilitou o lançamento de uma marca própria.
O objetivo da nova marca é alcançar uma sustentabilidade financeira que permita consolidar o ecossistema de desenvolvimento social que atua por meio da estratégia de rede em periferias e favelas de todo o Brasil.
Mayara Lyra destaca que a missão da ONG é transformar a pobreza da favela em uma peça de museu, e, por isso, os próprios alunos que passaram pelo projeto devem contribuir futuramente para as criações da marca.
Em novembro de 2020, durante a pandemia, surgiu a ideia de lançar um negócio social que diversificasse a sustentabilidade financeira do projeto no longo prazo.
Dessa forma, foi criado o Bazar Escola, com atuação focado em três pilares principais. O primeiro era o pilar de atuação social, seguido do treinamento e capacitação de jovens da periferia e, por fim, permitir o acesso da comunidade a itens de qualidade.
“Já temos 90 jovens que passaram pelo projeto e muitos estão no mercado de trabalho. Também atuamos pelo acesso da comunidade a compra de itens de qualidade, bom estado e com um preço acessível. Nosso propósito sempre foi oferecer um desconto de 70% em relação ao mercado tradicional.”, afirma Lyra.
Entre os produtos disponíveis pela nova grife estão camisetas, bonés, cadernetas, garrafas e pulseiras. Os itens podem ser encontrados lojas próprias da Gerando Falcões, em Poá (Avenida Vital Brasil, 57) ou no bazar contêiner no estacionamento do Shopping Center Norte (Travessa Casalbuono, 120) e também pelo e-commerce.
Lyra afirma que toda a concepção de desenho dos produtos foi criada pela própria equipe do Gerando Falcões, e também contou com o apoio da agência 100% Design.
“O que nós temos de inspiração é o próprio time incrível da Gerando Falcões para produzir as artes da marca própria. Também temos um projeto para que muitas artes venham dos alunos, das pessoas que fazem parte do ecossistema. Nossa missão é colocar a pobreza da favela nos museus, então isso vem para reforçar que as pessoas vistam a nossa causa.”, finaliza.