A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e o Ministério da Cultura apresentaram ao público o projeto “Robôs Futurísticos – o esquadrão tecnológico do futuro sustentável”, uma ação comandada pelo Coletivo Respect, OHSE e pelo artista Alexandre Bergami, na 13ª edição da Virada Sustentável 2023, que teve a empresa como principal patrocinadora. A exposição, de classificação livre, aconteceu no dia 24 de setembro no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, das 5h30 às 19h.
“A sustentabilidade e o aço fazem parte do dia a dia de todas as pessoas. Com a exposição dos robôs futurísticos, reforçamos os conceitos de sustentabilidade e reciclagem dentro de um contexto criativo e educativo. O propósito da Gerdau é empoderar pessoas que constroem o futuro e buscamos impactar positivamente as regiões onde estamos presentes, promovendo discussões e reflexões junto à sociedade sobre como podemos ser agentes de transformação para o desenvolvimento de um planeta ainda mais sustentável por meio também da arte”, destaca Pedro Torres, diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau.
As-obras apresentadas procuraram apurar o olhar dos espectadores até o ano de 2030, em que os artistas imaginam arte representada por seres futuristas e tecnológicos, que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 da Organização das Nações Unidas (ONU), de Consumo e Produção Responsáveis, destacando a ideia de combinar arte, cultura e sustentabilidade, em um contexto criativo e educativo.
“Foi uma honra participar de mais uma edição da Virada Sustentável como principal patrocinadora, promovendo uma ação que permeia o dia a dia da Gerdau e, ao mesmo tempo, é uma oportunidade de valorização da cultura brasileira. Sabemos que cada robô é uma manifestação artística que busca abordar os desafios da sociedade, transmitindo uma visão transformadora para o futuro. Vamos levar arte, cultura e aprendizado para os visitantes”, acrescenta Torres.
No total, foram três instalações, sendo a primeira o Robô Equitron, que representava a importância da cooperação e da solidariedade na erradicação da pobreza, além de simbolizar o comprometimento com a promoção da igualdade de oportunidades para todos. A escultura media cerca de 5 metros e foi construída com fios de metal, cabos de aço Gerdau, placas de circuito e peças de computador.
A segunda arte foi representada pelo Robô Vitalis, que destacava a importância da saúde preventiva e de um estilo de vida saudável. Vitalis era um robô dedicado a promover a saúde e o bem-estar, com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas. A escultura em formato de coração com aproximadamente 5 metros de altura, foi fabricada com peças de computadores e eletroeletrônicos.
Por fim, o Robô Aquatron reforçava a importância da conservação e do uso responsável dos recursos hídricos e foi um robô empenhado em preservar, revitalizar e garantir o acesso à água limpa e saneamento básico para todos. A escultura em formato de fonte de água, com aproximadamente 5 metros de altura, foi feita com canos, tubos e circuitos eletrônicos reciclados.
“Para chamar a atenção para uma conscientização coletiva sobre o momento climático que estamos vivendo, a Virada apresentou temas importantes e pouco conhecidos da população de uma forma palatável, lúdica e prazerosa, através da arte, cultura e ações para o despertar do conhecimento”, afirma André Palhano, cofundador da Virada Sustentável.
A 13ª edição da Virada Sustentável, o maior festival de sustentabilidade do Brasil, foi realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e várias outras instituições. A realização do evento foi apresentada pela Lei de Incentivo à Cultura e pela Gerdau, com realização Virada Sustentável e Ministério da Cultura – Governo Federal.
Ao todo, o evento contou com mais de 800 atividades e oficinas gratuitas que levaram ao público discussões de importância global, de maneira lúdica e de fácil assimilação sobre os temas como consumo consciente, mudanças climáticas, meio ambiente, economia circular, responsabilidade socioambiental, entre outros.
Em 2023, o evento lançou uma nova campanha com “um olhar para 2030”, reunindo manchetes dos sonhos de mais de 50 organizações da sociedade civil, com expectativa e esperança de quem trabalha com transformação social e ações para um futuro melhor.
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