Netflix, HBO, Disney, Amazon e dezenas produtores do cinema, TV, música e games estarão no Rio2C, maior conferência de criatividade e entretenimento da América Latina, produzido pela agência de live marketing V3A.
O Rio de Janeiro se prepara para se firmar como polo de criatividade e entretenimento na América Latina. A cidade receberá o Rio Creative Conference (Rio2C).
A primeira edição do Rio2C abre as portas do mercado global para projetos de entretenimento brasileiros. O festival absorve e amplia a atuação do RioContentMarket, até então o maior e mais importante encontro de negócios do setor audiovisual no País.
Agora, o Rio2C engloba também música, inovação e uma diversa programação aberta ao público. Entre os dias 3 e 8 de abril de 2018, alguns dos profissionais mais relevantes e influentes do audiovisual, da música e da inovação estarão no evento, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.
Inspirado no SXSW, maior festival de criatividade do mundo, Rio2C terá estrutura inédita na América Latina. Pela primeira vez um evento irá ocupar todas as instalações da Cidade das Artes. E é fácil entender porque. O Rio2C traz números impressionantes. Serão 24 painéis sobre temas variados, 120 mesas-redondas e 120 sessões de pitching (apresentação de projetos para venda ou investimento diante de grandes produtores do entretenimento mundial).
Além disso, o festival terá 12 pré-estreias, entre lançamentos mundiais e latino-americanos, palestras de 18 nomes da indústria global, 70 painéis sobre assuntos relacionados, e a promoção de mais de 1.200 encontros individuais de negócios para profissionais do cinema, televisão, streaming, conteúdo e do universo dos games. Tudo isto em uma superestrutura de 112 mil metros quadrados.
Victor Vocos Camargo, diretor-executivo da V3A, agência responsável pela produção do festival, fala sobre as inspirações e desafios na realização do Rio2C. “Em 2017, fomos ao SXSW, em Austin, Texas, tirar as melhores lições para a realização do Rio2C. Como produtor de eventos, foi fantástico perceber como a cidade inteira abraça um festival de criatividade e inovação. Entendendo que o brasileiro tem um enorme potencial criativo e que o Rio tem uma vocação natural de realizar grandes eventos, encaramos o desafio de produzir o evento em conjunto com o Rafael Lazarini e demais idealizadores. O Rio2C traz a bagagem do RioContentMarket e já nasce como o maior festival da indústria criativa e do entretenimento do Hemisfério Sul.” destacou o executivo..
Grandes Nomes do Entretenimento Global
Alguns dos profissionais globais mais relevantes e influentes do audiovisual, da música e da inovação estarão no Rio2C. O Universo Marvel será revelado por Cort Lane, vice-presidente sênior da Marvel para Animação e Entretenimento Familiar. Bruce Miller criador e produtor executivo de “The Handmaid’s Tale”, grande vencedora do última edição do Emmy, dividirá suas experiências com o público. Diretora de sucessos na TV como “The Walking Dead”, “Os Borgias” e “Penny DreadFul”, Kari Skogland, que é considerada uma das diretoras mais prolíficas no mundo de séries e longas- metragens, abordará a arte da direção.
Além do audiovisual, música e inovação também serão pilares no Rio2C. No campo da música o evento apresenta nomes como Moogie Canazio, músico, compositor, engenheiro de som, produtor e DJ que já trabalhou na gravação de mais de 500 álbuns, sendo alguns deles trabalhos de Sarah Vaughan, Diana Ross, Barbara Streisand, Sérgio Mendes, Caetano Veloso, dentre muitos outros. E Geoffrey Emerick, engenheiro de áudio de estúdio de gravação inglês que trabalhou com os Beatles nos discos “Revolver”, “Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band”, “The Beatles” e “Abbey Road”. Ed Cherney, produtor, engenheiro é responsável por mixagens de álbuns de alguns dos principais artistas da música internacional, como Iggy Pop, Sting, Bob Dylan e os Rolling Stones, dentre muitos outros.
Já em inovação, os destaques ficam por conta de Fred Ritchin, reitor do International Center of Photography de Nova York. E Zach Lieberman, programador criativo, artista e um dos cofundadores do open Franeworks.