A arte contemporânea urbana é uma das grandes atrações culturais de São Paulo, onde as cores e formas dos mais variados estilos ajudam a preencher o tom cinzento da cidade.
Após incluir museus e obras dos mais variados artistas e estilos no Google Art Project, desta vez as paredes de arranha-céus, muros e pontes funcionarão como telas, estarão contempladas na Galeria São Paulo Street Art que faz parte do Google Art Project.
“São Paulo é o centro de um dos movimentos de arte mais ricos do mundo. Estamos empolgados em colaborar com artistas, especialistas e curadores para apoiar e celebrar essa rica forma de expressão cultural tão única do Brasil,” afirma Esteban Walther, diretor de Marketing do Google para a América Latina.
“Nosso objetivo com esse projeto é levar a riqueza da cultura brasileira em forma de arte a qualquer pessoa no mundo e eternizar algumas dessas artes por meio da plataforma do Google Art Project”, complementa.
A galeria contará com mais de 100 obras na cidade de São Paulo, criadas por diversos artistas como Speto, Kobra, Mulheres Barbadas, Daniel Melim, Titi Freak, Zezão e Space Invader. Além dos murais, a coleção apresentará obras em fachadas e edifícios como Tomie Ohtake, Di Cavalcanti e Claudio Tozzi.
A escolha das obras ficou a cargo de um grupo formado por artistas plásticos, jornalistas e especialistas em arte: Eduardo Saretta, Haroldo Paranhos, Eduardo Srur, André Deak e Felipe Lavignatti.
“Acho importante o lançamento do Galeria São Paulo Street Art pois reforça a notoriedade da arte que está presente na nossa cidade,” afirma Eduardo Saretta, um dos responsáveis pela Galeria São Paulo Street Art. “Embora esse tipo de arte já seja reconhecida pela critica e instituições formais, o projeto vai facilitar o acesso do grande público aos trabalhos dos artistas presente nas ruas de São Paulo”.