O cenário futurista de entrar num carro, dar a indicação do destino, se recostar e desfrutar da viagem, sem ter de manejar mais nada, está cada dia mais próximo de sair dos livros de quadrinhos e dos filmes de ficção científica, para passar a ser parte do nosso cotidiano.
A gigante Google continua em testes para poder vir a comercializar um carro que se conduz sozinho. A tecnologia usada combina informação do Google Street View com inteligência artificial e está sendo desenvolvida no Laboratório de Inteligência Artifical de Standford por uma equipa liderada pelo coinventor do Street View, Sebastian Thrun.
Recentemente, o Google Car completou 200.000 milhas (aproximadamente 370.000 quilômetros) de navegação, e para assinalar a data, foi publicado um vídeo que mostra uma pessoa invisual conduzida pelo carro autônomo.
No entanto, suprir as dificuldades de deslocação de pessoas limitadas por deficiências visuais ou motoras é apenas uma das inúmeras vantagens que há na comercialização destes veículos.
Veja o vídeo: