Andy Rubin, o principal executivo da divisão Android do Google, anunciou na última semana que, além de expandir os recursos dirigidos aos consumidores, como redes sociais e jogos, as futuras versões do Android também fornecerão estrutura a empresas que fornecem celulares a funcionários que trabalham longe da sede.
O Google planeja incluir apoio a usuários empresariais em seu sistema operacional Android ainda este ano, o que colocará a empresa em concorrência contra a Research in Motion, fabricante do BlackBerry, anunciou um importante executivo da empresa.
Qualquer empresa de tecnologia terá uma tarefa difícil caso decida ingressar no mercado empresarial de comunicação móvel, porque o BlackBerry conta com a preferência de muitos gerentes de tecnologia de informações, que precisam garantir o funcionamento de aplicativo como e-mail para celulares.
Andy Rubin afirma que o Google será capaz de concorrer incorporando ao Android seus aplicativos existentes para e-mail, documentos e agendas.
Por exemplo, as empresas poderiam economizar custos de hardware de armazenagem caso fornecessem aos seus funcionários celulares Android dotados de aplicativos empresariais conectados aos servidores do Google.
O Google vai liberar duas versões do Android este ano: Android 1.6, apelidado de Donut; e Android 2.0, codinome Eclair. A terceira versão é chamada de Flan. Rubin afirmou ainda que haverá uma quarta versão do sistema.