O Google lançou no dia 09 de outubro o aplicativo Primer. O objetivo da ferramenta é ensinar alguns fundamentos do marketing para startups, além de funcionar como complemento ao site do projeto.
Em vez de simplificar seus produtos tecnológicos para pequenos negócios, a empresa quer ajudá-los com lições de marketing, estudos de caso e quizzes. Segundo o Google, o conteúdo é desenvolvido internamente e por especialistas de cada categoria da indústria.
A versão mobile do aplicativo apresenta uma série de tópicos, entre eles Search Engine Marketing, Getting Media Coverage e Content Marketing. As aulas foram desenvolvidas para que os profissionais aprendam lições básicas de forma rápida.
A ferramenta também funciona off-line, permitindo que os usuários acessem o conteúdo quando estiverem no metrô, avião ou qualquer outro lugar sem conexão com a internet.
O Primer também oferece a opção de receber atividades por e-mail para que os conhecimentos adquiridos sejam colocados em prática. Segundo o Google, o programa ainda está em fase piloto e disponível apenas para iOS, mas, em breve, deve chegar a dispositivos com sistema Android e com maior variedade de funções.
Startups
Muitas pessoas dizem que qualquer pequena empresa em seu período inicial pode ser considerada uma startup. Outros defendem que uma startup é uma empresa com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores.
Mas há uma definição mais atual, que parece satisfazer a diversos especialistas e investidores: uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.