As histórias foram reunidas por 17 parceiros, incluindo museus e fundações culturais que recorreram aos seus arquivos de cartas, manuscritos, testemunhos vídeo na primeira pessoa e muito mais. A maioria do material aparece na internet pela primeira vez.
Cada exposição revela uma narrativa relacionada com os materiais de arquivo oferecendo diferentes perspectivas, detalhes e curiosidades destes eventos. Entre eles é possível ver “Amor trágico em Auschwitz” – a estória de Edek & Mala, um casal apaixonado que tenta escapar de Auschwitz; “Jan Karski, um herói da Humanidade” – testemunho vídeo na primeira pessoa do homem que tentou avisar o mundo sobre a existência do Holocausto; “A fé no espírito humano não está perdida” – a estória dos esforços de Yad Vashem´s para homenagear a coragem individual daqueles que salvaram judeus durante o Holocausto; entre outros.
Tal como os outros arquivos que o Google tem levado para a internet, incluindo “Os manuscritos do Mar Morto”, os utilizadores poderão ver imagens com elevado detalhe e realizarem pesquisas por entre milhões de itens para um país específico, pessoa, acontecimento e data.
As coleções históricas são o mais recente capítulo do trabalho do Google Cultural Institute na sequência de projetos como o Art Project, World Wonders e os Arquivos de Nelson Mandela.
As exposições podem ser visitadas em aqui.