Para reforçar a campanha que lançou recentemente com o tema “Ouse ser brasileiro”, a Nike se uniu ao Google na criação de uma plataforma interativa para engajar fãs de futebol por todo o País.
Trata-se do “Mural Fenomenal”, endereço eletrônico que abrigará uma galeria de vídeos de futebol amador e profissional. Filmes enviados pelo público estarão ao lado de performances de atletas patrocinados pela marca, como Neymar, David Luiz, Bernard, Paulinho e Thiago.
De acordo com Rafael Paes, gerente de marketing digital da Nike, o objetivo é enaltecer o papel que o brasileiro teve para a construção da imagem do futebol como esporte admirado no mundo. “Nossos jogadores encantam no mundo todo, mas não podemos nos esquecer da contribuição dos atletas de várzea, dos meninos que jogam com uma bola de meia e que treinam seus passes em qualquer lugar”, diz Paes.
A Nike escolheu o digital como o melhor ambiente para conversar com o público teen fanático por futebol. “É uma geração de consumidores que cresceu assistindo ao que quer, quando quer, em qualquer dispositivo. Eles gostam de criar, curar e compartilhar conteúdo. E 68% deles atuam como propagadores”, acrescenta Rafael Paes.
O Google, por sua vez, aceitou o desafio e desenvolveu uma plataforma, em parceria com R/GA e unit9. A tecnologia usa como base o YouTube e permite que os usuários façam upload dos vídeos em todos os dispositivos, incluindo tablets e smartphones.
“Já existem mais de 200 mil vídeos no YouTube relacionados a futebol. Como o login do Mural Fenomenal é realizado por intermédio da tecnologia unificada do Google, ao entrar na plataforma e desejar postar, o usuário já verá seus vídeos existentes no seu canal do YouTube, podendo, assim, selecionar quais deseja submeter à plataforma da Nike. Tudo com um único login”, explica Leonardo Pinto, gerente de marketing de produto do Google.
Segundo Rafael Paes, o conteúdo gerado a partir dos vídeos e das conversas entre os usuários pode fomentar diversas ações da Nike ao longo do ano que vem, quando será realizada a Copa do Mundo no Brasil. “Podemos levar instalações para as ruas, fazer eventos. Há uma série de possibilidades”, frisa.