Para mapear lugares no Street View onde carros não chegam, o Google usa uma mochila especial chamada Trekker. E agora, a empresa quer emprestá-la para outras pessoas, para expandir seu serviço de mapas.
As inscrições estão abertas, e aceitam pessoas de todo o mundo – incluindo o Brasil. No entanto, não é qualquer um que pode participar. O Google vai emprestar o Trekker para “órgãos de turismo, organizações sem fins lucrativos, agências do governo, universidades, órgãos de pesquisa ou outras entidades”.
Para se cadastrar, basta preencher um formulário (Clique aqui). A parte principal é descrever o interesse no projeto, e quais locais irá mapear. Como o Street View ainda não cobre boa parte do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, esta é uma oportunidade incrível de mostrarmos nossas florestas, chapadas e o Pantanal – locais onde o Trekker seria indispensável.
O Trekker é uma mochila com um sistema de câmeras no topo, que captura imagens em 360 graus em lugares onde só é possível ir a pé. Ele é ativado usando-se um smartphone Android. O equipamento tem 1,21m de altura e pesa quase 18kg.
A primeira entidade a receber a mochila do Street View foi o HVCB, grupo de turismo no Havaí. O Google forneceu treinamento a eles, e trabalhou em conjunto para escolher os locais a serem mapeados, entre praias, parques, observatórios e mais. Agora a empresa está pronta para expandir o projeto.
No formulário, o interessado também responde se precisará de apoio financeiro para realizar o mapeamento, mas não fica claro se realmente haverá algo do tipo.
O Google diz que publicará o resultado – e as entidades escolhidas – “nos próximos meses”.