Na semana em que o Brasil relembra os 20 anos sem o ídolo Ayrton Senna, morto em 1º de maio de 1994, o Google coloca no ar uma campanha para incentivar doações ao Instituto que leva o nome do piloto.
A ação de marketing sustentável foi vencedora do concurso Creative Sandbox 2.0, realizado no fim do ano passado, com criação de Augusto Moya e Ricardo Chester, ambos da agência Africa.
O desafio estipulado na época pelo Google, que disponibilizou R$ 250 mil para produção e R$ 100 mil para investimentos em mídia ao case vencedor, era revelar uma campanha com veiculação no YouTube que potencializasse nas pessoas o desejo de se tornarem doadoras fixas do Instituto Ayrton Senna.
O projeto da dupla vitoriosa previa a criação de notas de R$ 10,00 pelo Banco Central com a efígie de Senna estampada. O valor da nota simbólica representa o montante mensal necessário para ajudar a alfabetizar uma criança no período de um ano.
A nota, por enquanto, não será produzida. Mas o conceito permeia os filmes criados pela dupla. “Os vídeos contam com depoimentos de Viviane Senna, presidente do Instituto, e outras personalidades que decidiram abraçar o projeto”, explica Chester.
Os vídeos serão veiculados no canal do Instituto Ayrton Senna no YouTube e terão divulgação no site. Eles possuem links de redirecionamento para doação imediata, e também para tutoriais sobre como as pessoas podem realizar e enviar os seus próprios vídeos e engajar os amigos em torno da causa que está centralizada no site. Os filmes foram produzidos pela O2, com direção de cena de Quico Meirelles.
Foto: Divulgação/Instituto Ayrton Senna.