Dan Frommer, editor da Business Insider, escreveu para Advertising Age e foi replicado no mmonline post sobre quais são os grandes desafios do novo produto anunciado pelo Google em busca da unificação definitiva das ferramentas da internet.
O pacote pretende ser uma plataforma baseada no princípio do software livre, que pode ser atualizada ou incrementada por outras empresas. O novo produto, batizado de Wave, foi anunciado dia 29/05, mas não teve divulgada a sua data de lançamento.
É um e-mail com novos elementos, como instant messenger, widgets, jogos e galerias de fotos, numa arrojada estratégia rumo à unificação. A dúvida lançada pelo especialista Dan Frommer é: como o e-mail do Google está tentando substituir duas das ferramentas mais universais da internet – o e-mail e o instant messenger – ele precisará ser muito disseminado para ter efetividade.
O Wave aparenta ser interessante e, se for lançado, pode tornar-se um verdadeiro divisor de águas e tornar-se um problema para quem vende e-mails tradicionais (Microsoft) ou empresas que focam em mensagens instantâneas (Facebook ou Twitter).
Em outras palavras, para o Wave ser útil, todo mundo com quem você se comunica precisará ter uma conta do Google Wave que seja checada regularmente. A mobilidade é outro obstáculo para o produto. As fotos divulgadas do Wave parecem bonitas em nossos monitores, mas metade das nossas atividades com e-mail são via telefone. Pelo que se aparenta, o Wave não irá funcionar no iPhone, por exemplo.
No momento, o Wave é uma ideia embrionária. É uma mudança muito maior do que o Gmail, lançado em 2004. Mas segue um pouco longe de se tornar um produto disseminado que substitua e-mail, messenger e as outras ferramentas que usamos para nos comunicar.
O fato dá margem para outro questionamento: estaria aberta a corrida pela unificação absoluta de ferramentas, facilitando a vida de todos? Teremos em breve dois ou três players disputando o fornecimento de “tudo” para o internauta em uma mesma conta?