Experiência de Marca

Google no Eurobest: mobile no PDV é tendência para 2012

Você sabia que diariamente são ativados em média 550 mil celulares Android? Ao mesmo tempo, nascem 490 mil crianças. Não é exagero dizer que o mundo <em>mobile </em>avança, neste momento, com mais velocidade do que a própria espécie humana.

Você sabia que diariamente são ativados em média 550 mil celulares Android? Ao mesmo tempo, nascem 490 mil crianças. Não é exagero dizer que o mundo mobile avança, neste momento, com mais velocidade do que a própria espécie humana.

Neste contexto, pensar em smartphones como uma das principais tendências para 2012 no marketing promocional passa a ser uma realidade. Pelo menos na Europa é o que tudo indica.

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Henrique de Castro, do Google, falou muito sobre este assunto em sua palestra no Eurobest. Defendeu arduamente o fato de que a integração de ações no PDV deve acontecer, em breve, por meio de conexões mobile.

Até há bem pouco tempo, o tema central das ações de marketing era a escolha entre o target ou a escala. Quanto mais segmentado o público, mas difícil de se obter escala. Hoje, no entanto, é possível ter os dois. E a vida mobile dá uma contribuição sem precedentes para reforçar mensagens segmentadas no PDV.

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O executivo vai além: ele afirma que os telefones serão capazes de fazer a ponte entre ações no PDV e consumidor de uma forma muito melhor do que j se fez no passado. E confirma isso novamente com números: nos países desenvolvidos, uma em quatro pessoas tem smartphones; e uma em três já acessam a internet prioritariamente por meio deles.

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Ainda no tema integração de mídias, Henrique falou muito sobre o YouTube e do caminho que a TV está trilhando rumo ao social, assim como os telefones celulares também trilharam. Ele diz que o caráter social, já presente em diversas mídias, em breve também estará com muito mais força nas TVs.

Um dos papéis do YouTube é intensificar esta revolução: em suas palavras, é transformar o broadcasting em “microcasting”. A “videocracia” proporcionada pela rede social de vídeos mais famosa do mundo vem dar ainda mais poder ao consumidor que tem, ao invés de redes de TV separadas para escolher, uma plataforma única, na qual cada um define os seus canais.

Para enfrentar o novo paradigma, a dica é desenvolver e patrocinar conteúdo vertical, ou seja, assuntos que não estejam diretamente relacionados com o core business do seu segmento, mas que agreguem valor a este, e redifundir conteúdos interessantes para o seu target. E, ainda, aprender a redifundir conteúdo de forma inteligente, como as grandes empresas de mídia online e imprensa já fazem, com sucesso, há bastante tempo.

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