Segundo o site Uberbin, o Google adotou outra ação interessante durante as festas de fim de ano. Todos os anos, a empresa envia a alguns de seus maiores clientes bolsas de brindes empresarias, como camisetas, xícaras e outros artigos de merchandising. Mas em 2009, a companhia decidiu investir a grande soma em dinheiro destinada aos brindes em organizações beneficentes.
Com a iniciativa, o Google doou nada menos que 20 milhões de dólares a 25 organizações não-governamentais dedicadas a diferentes temas: desde a proteção dos direitos da criança até meio ambiente e educação.
A justificativa: muitas organizações não-governamentais estão vivendo o ano mais duro das últimas décadas devido à recessão econômica no hemisfério norte e a consequente queda no volume de doações.
Em termos de responsabilidade empresarial, o Google não está apenas beneficiando estas organizações, mas também o planeta em geral. A produção, embalagem e envio (por meios de transporte que utilizam combustíveis fósseis) dos brindes que as empresas entregam a seus clientes anualmente consomem muitos recursos e deixam uma pegada ecológica sem sentido. Afinal, salvo algumas exceções, quantos destes brindes têm uma vida longa e útil?
Apesar de bem poucas companhias poderem dispor de 20 milhões de dólares para doações, as pequenas empresas também podem seguir o exemplo do Google e ajudar organizações beneficentes com somas menores, em vez de enviar os brindes por mero costume.
A lista completa das organizações que receberão as doações do Google está em seu website.