Com grande parte do globo mapeada e disponível para ser visualizada na tela do celular ou do computador, o Google Street View pelo visto está disposto a desbravar novas fronteiras… espaciais.
O recurso do Google Maps disponibilizou hoje um recurso que permite ao usuário explorar o interior da Estação Espacial Internacional (ISS)
Criado para comemorar os 48 anos do primeiro pouso bem sucedido na Lua, a aplicação traz imagens em 360°de todos os 15 módulos da estação, incluindo vislumbres de locais como o Columbus Research Laboratory, onde os astronautas conduzem a grande maioria dos experimentos científicos, e a Cupola Observational Module, módulo projetado para a observação de operações ocorridas no exterior da ISS como atividades robóticas e a aproximação de outros veículos.
É possível também encontrar os lugares onde os astronautas dormem, fazem seus exercícios e guardam seus trajes espaciais.
A tecnologia empregada para capturar todo o interior da nave é diferente da usada para fotografar e mapear as ruas na Terra. Para realizar as imagens panorâmicas em 360°, a Google, a NASA e o Marshall Space Centre tiveram que criar uma metodologia baseada em gravidade zero usando de câmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex, um equipamento fotográfico de maior precisão) e do material disponível na ISS.
O responsável pelo processo no local foi o astronauta da Agência Espacial Europeia Thomas Pesquet, que escreveu no blog do Google que o maior desafio na hora de fotografar a estação foi o de contornar os “diversos cabos e o layout complicado” dos módulos.
O Google também divulgou um vídeo com um making off do mapeamento da ISS, que você pode conferir acima.