O grande fato da primeira semana de 2010 no mercado mobile foi o lançamento do Nexus One, o celular do Google. Apresentado com principal concorrente do iPhone,o Nexus One é vendido nos EUA pelo próprio Google, medida vista por muitos
como “revolucionária” no mundo da telefonia móvel. Assim, Google faz o aparelho, a
plataforma e a loja – com as parcerias da HTC que fabrica o aparelho e da Motorola que fabrica o Droid-O celular com Android da atualidade.
O bilionário mercado reagiu e Robbie Bach, executivo da Microsoft delcarou na CES 2010, segundo o jornal The Telegraph, que o Google levará tempo para impactar o mercado. A suposição de Bach é que o Google afastará outros parceiros do Android – que até agora está bem.
“Fazer os dois (hardware e software) do jeito que eles estão tentando fazer é,
na verdade, muito, muito difícil”, declarou. Parece que Bach tinha razão e o primeiros problemas começaram a aparecer.
“Os fóruns de suporte do Google estão sendo inundados por gente procurando ajuda para problemas com seus celulares Nexus One – e a ajuda não vem”, relata Nancy Gohring no IDG News Service.
Ela observa que, como o Google está vendendo seu novo celular diretamente ao consumidor final, é a ele que eles recorrem em busca de soluções para os problemas do aparelho. Mas a empresa não tem o tipo de suporte ao usuário necessário para casos como esse ao qual o usuário de celulares está habituado.
“Parece que o Google só aceita reclamações por e-mail, aos quais promete substituição em um ou dois dias – tempo demais, diz muita gente que está registrando suas queixas on-line”, conta Gohring.
“Muitas pessoas também estão procurando a operadora T-Mobile e a fabricante do aparelho HTC, mas com pouco proveito. A T-Mobile tem orientado o usuário a voltar à Google ou à HTC em busca de soluções. A HTC, por sua vez, está mandando as pessoas de volta à T-Mobile, segundo as queixas on-line. (…). Um usuário que atende pelo pseudônimo de Roland78 disse que ficou sendo empurrado entre T-Mobile e HTC por quatro vezes, gastando um total de uma hora e meia no telefone com o serviço de atendimento ao cliente”, informa Gohring.
Ela conta também que, em um dos fóruns, várias pessoas queixam-se de baixo desempenho do aparelho em redes 3G e que a HTC lhes diz que o Nexus One não suporta 3G – embora realmente o faça. Outra pessoa obteve uma resposta por e-mail da Google sugerindo-lhe que reinicie o aparelho para ver se o problema se resolve.