Pelo terceiro ano consecutivo, o governo do Acre não irá realizar a festa de Carnaval no estacionamento do estádio Arena da Floresta, em Rio Branco. De acordo com a secretária de Comunicação do Estado, Andréa Zílio, o Executivo entende que é preciso economizar nos gastos.
“O governo vê como mais coerente fazer dessa maneira por uma questão orçamentária. Pernambuco e a Paraíba já anunciaram que não farão nenhum evento, o Brasil todo vive esse cenário e já foi anunciado que será um ano mais comedido quanto ao orçamento.”, afirma.
Ao invés de organizar o evento no estacionamento da Arena da Floresta, o governo vai apoiar a iniciativa da Prefeitura de Rio Branco de deixar por conta das associações de moradores a realização de festas nos diversos bairros da Capital.
Foto: Reprodução/Google.
“Esse é o terceiro ano que o Estado optou por fortalecer o Carnaval de Rua que a Prefeitura de Rio Branco organiza. Isso já está definido. Não está sendo cancelado porque há dois anos que ele não acontece.”, salienta.
Carnaval dos Bairros
A Fundação Garibaldi Brasil (FGB), abriu no dia 15 de janeiro, as inscrições para que associações de moradores e grupos de vizinhos possam solicitar auxílio institucional para realizar as festas momescas.
De acordo com o presidente da FGB, Rodrigo Forneck, os interessados em realizar festas de Carnaval em seus bairros devem procurar a Fundação por meio das associações de moradores de cada localidade.
“Mesmo que a associação não seja a organizadora, como por exemplo no Conjunto Esperança, onde há um grupo que promove tradicionalmente o ‘Esperança Folia’, é preciso que ela oficialize o pedido.”, enfatiza.
Forneck explica ainda que a Prefeitura só poderá apoiar a realização de uma festa de Carnaval por bairro, mas ressalta que a comunidade é livre para promover outros eventos por conta própria. “Não podemos impedir que a comunidade faça mais de um evento, mas só vamos poder apoiar apenas uma festa por bairro”, diz.
Uma comissão formada por membros da FGB e a Fundação de Cultura do Acre Elias Mansour irão analisar as propostas que devem ser entregues por escrito. “Eles vão nos mostrar a proposta para a festa de Carnaval e o que precisam que a Prefeitura disponibilize além do apoio institucional padrão, como segurança e limpeza.”, explica.
A expectativa da FGB é que ao menos 20 carnavais de rua sejam realizados, em 2015. Em 2014, esse número chegou a 17. O prazo para inscrições termina no dia 21 de janeiro. As solicitações devem ser entregues na sede da Fundação Garibaldi Brasil, no Parque Capitão Ciríaco, na Rua Rio Grande do Sul, 3251, bairro Aeroporto Velho, em Rio Branco.