À margem da cerimónia, na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, Vítor Fraga classificou como estratégica a parceria com o motor de busca na Internet Google, com duração de três anos, que pretende "comunicar para 200 milhões de potenciais turistas com interesse” pelo destino, "aumentando, assim, a probabilidade de captação de fluxos turísticos"
.O governante adiantou que o acordo “não tem um investimento direto associado” e explicou que os cerca de 500 mil euros já investidos anualmente em marketing para promoção dos Açores serão direcionados para o marketing digital com a ajuda deste motor de busca, o que torna “mais eficiente a comunicação”.
“Sabemos que a Internet é, para a esmagadora maioria dos turistas, a fonte privilegiada para obter informação sobre os Açores”, referiu o secretário regional do Turismo e Transportes, acrescentando que os turistas que recorrem ao ‘online’ para obter informação sobre o arquipélago usam maioritariamente o Google ou a página oficial do Turismo dos Açores.
A parceria contempla ainda um reforço na aposta da modernização das infraestruturas de tecnologia de informação na administração pública regional, estimando Vítor Fraga que possa ocorrer uma poupança de 35% nos próximos três anos, sem especificar valores.
Vitor Fraga destacou também que esta parceria cria condições para a tripla certificação em algumas escolas profissionais, com a criação de um centro de competências Google nos Açores, através do qual formandos “ganharão competências em diversos produtos Google”.
O diretor-geral da Google em Portugal e Espanha, Isaac Hernández, que se manifestou muito satisfeito com a iniciativa, realçou que se assiste a “um momento único de transformação” ao nível planetário devido à tecnologia e que “os Açores não podem ficar de fora”.
“Em vez de falarmos numa perfeita tempestade queremos pensar numa oportunidade perfeita para os Açores atuarem numa grande transformação digital, que está a acontecer em todo o lado”, disse Isaac Hernández, acrescentando que a Google quer ajudar o arquipélago a “tornar-se mais digital, mais eficiente e a atrair mais visitas”.