Os Grandes Prêmios de Fórmula 1 estão comemorando 50 anos no Brasil com uma exposição no Parque Ibirapuera, em São Paulo. De 18 de outubro a 20 de novembro, a Oca, vai ser ocupada por capacetes, carros e troféus, entre outros itens que fizeram parte dos grandes momentos da categoria no Brasil.
O primeiro GP do Brasil ocorreu em Interlagos, em 30 de março de 1972. Naquele dia, subiram ao pódio o argentino Carlos Reutemann, o suíço Ronnie Peterson e o piloto brasileiro Wilson Fittipaldi, irmão de Emerson, que concluiu pole position, mas não finalizou a prova.
A-partir daquela época, o Brasil nunca mais ficou fora do calendário da Fórmula 1. Em 1978 e entre 1981 e 1989, a prova teve lugar no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Desde 1990, Interlagos recebeu todas as edições.
Na exposição, os fãs de automobilismo terão a chance dever de perto veículos emblemáticos, incluindo a Williams de Nelson Piquet, a Jordan de Rubinho Barrichello, a Ferrari de Felipe Massa e a Renault de Giancarlo Fisichella.
Também fazem parte da exposição o macacão e o capacete usados por José Carlos Pace em sua única conquista, no GP de 1975, e o troféu que ele recebeu.
A lista de atrações ainda conta com a sapatilha e o macacão usados por Ayrton Senna no GP de 1993 e o capacete que Emerson Fittipaldi utilizou em 1972. O evento vai contar com um “túnel do tempo” com fotos de todos os grandes prêmios realizados no Brasil, em um projeto que teve organização de Beto Issa, fotógrafo oficial do GP de São Paulo. A agenda prevê também entrevistas com personalidades do automobilismo, jovens pilotos e engenheiros.
Para informações sobre os valores dos ingressos, acesse o site. Às terças-feiras, as entradas são gratuitas. Aos sábados e domingos, a exposição tem a presença do Garage-Fest com DJs e telão para assistir às corridas que faltam do Mundial de Fórmula 1 2022, que incluem GP do México, GP dos EUA, GP São Paulo e GP de Abu Dabi.
Clientes da Porto Seguro Bank, uma das patrocinadoras do evento, receberão 15% de desconto na compra de ingressos ao usar seu cartão de crédito. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 21h, e cada grupo de visita tem limite de 200 pessoas e duração de 60 minutos.