Com a proposta de incentivar a cultura e educação no País, dez grandes empresas patrocinaram o projeto Diverte Teatro Viajante, idealizado e realizado pela Ciência Divertida – empresa de atividades científicas interativas para crianças entre quatro e 17 anos de idade – que teve início em janeiro deste ano e vai encerrar agora no fim de dezembro.
Tudo isso graças à Lei Rouanet que permitiu a apresentação de 250 espetáculos para mais de 95 mil alunos das escolas públicas de mais de 115 municípios brasileiros.
Os temas das peças teatrais abordam sempre assuntos importantes para a sociedade no geral como os perigos do trânsito, meio ambiente, sustentabilidade, alimentação saudável e bullying.
Durante as apresentações, as crianças participam das atividades e interagem com os atores e a maior parte delas acontece nas escolas públicas. As empresas patrocinadoras deste ano foram: Carioca Engenharia/Instituto João e Maria Backheuser, Baesa, Duke Energy, Monsanto do Brasil, Petrogal, Agro Baggio, Droga Raia, Faber Castell, Grupo Sotreq, Somov e Ciber.
Uma grande novidade para o próximo ano é que o projeto Diverte Teatro Viajante também poderá receber aporte pela Lei Proac. “Para o próximo ano, as empresas interessadas poderão patrocinar os espetáculos, também, por meio do Proac, a lei estadual de incentivo à cultura do Estado de São Paulo.”, ressalta o diretor-geral da Ciência Divertida Brasil, Júlio Martinez.
Com as leis de incentivo à cultura, uma parcela da receita arrecadada com os impostos é revertida para projetos com viés social. Além de não existirem custos para quem incentiva essas ações, as empresas conseguem dar mais visibilidade para sua marca, sendo engajada em causas sociais, sem fazer investimento, e, ainda, colaboram com o crescimento do País.
Empresas interessadas em patrocinar os próximos espetáculos do projeto devem entrar em contato com a empresa pelo e-mail: [email protected]