O setor de franchising no Brasil continua crescendo e teve destaque positivo para a economia. Em 2017, o setor de franquias cresceu 8% em relação ao ano anterior, atingindo faturamento de R$ 163,3 bilhões.
Com a melhora de vários indicadores macroeconômicos e a redução de taxa de desemprego, o consumo vem, pouco a pouco, reaquecendo. Segundo o SPC Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Indicador de Confiança do Consumidor (ICC) teve alta de 4% em janeiro de 2018 em relação ao ano anterior. O reflexo dessa maior confiança no bolso do consumidor impactou positivamente as franquias em geral.
O Grupo Alento, detentor das marcas Billy The Grill (rede de restaurantes que tem como diferencial as carnes servidas em pedra sabão) e Vizinhando (rede de bares especializada em espetos artesanais e petiscos) participa da 27ª edição da maior feira de franquias da América Latina: a ABF Franchising Expo, que acontece entre os dias 27 e 30 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.
O Billy The Grill, em 2018, ganhou a quarta premiação concedida pela ABF-RJ, enquanto o Vizinhando foi contemplado pela primeira vez com entrega do Selo de Excelência aos sócios-fundadores Luiz Felipe Costa e Luiz Sergio Costa.
"Temos o privilégio de participar anualmente do evento e estamos sendo premiados com as duas marcas esse ano, isto reforça que estamos no caminho certo, sempre ouvindo nossos franqueados e desenvolvendo nossa rede com consistência e excelentes resultados.", afirma Luiz F. Costa.
As redes vem ganhando território em SP –
Em 2017, foi inaugurada a primeira loja do Billy The Grill no Shopping Pátio Paulista. E, esse ano, é a vez do Vizinhando marcar presença na Capital pela primeira vez: já em fase de inauguração, três franquias da marca estão sendo lançadas: em Vila Mariana, Campinas e Itaim Paulista.
"Nossa expectativa é capitanear novos franqueados para ambas as marcas em São Paulo, fechar novos contratos e abrir mais 18 lojas na região ainda esse ano.", conta Rodrigo Neves, gerente de expansão do grupo, que tem o objetivo de prospectar franqueados para o Rio de Janeiro, São Paulo (Capital e Interior) e outras cidades do Sudeste.
Para o Vizinhando, além do modelo tradicional, o destaque vai para o modelo “enxuto” de franquia. O novo formato, com investimento inicial mais baixo e taxa de franquia menor, foi especialmente desenvolvido para atrair um novo perfil de franqueadores.
A franquia, mais acessível financeiramente, oferece além de estrutura, lojas, cardápio e custos reduzidos, também a possibilidade de optar por pontos comerciais com espaços e custos de ocupação menor. Para a marca, o investimento inicial fica a partir de R$ 280 mil, e a taxa de franquia a partir de R$ 40 mil. O prazo de retorno é de 24 a 36 meses.
Já o Billy The Grill investe no retrofit da marca – que será lançado na feira. A mudança começa pela nova logo, Billy The Grill. A Casa de churrasco na pedra tem aposta também em nova identidade visual, preservando o DNA da marca, mas repaginando elementos que se aproximam ainda mais dos clientes.
O novo projeto reforça de forma mais realista o conceito de Velho Oeste, com tons de madeira, que trazem a atmosfera de “confort food", além de paredes vivas (artificiais) que remetem ao frescor da comida feita na hora.
O investimento na marca é a partir de R$ 450 mil, a média de faturamento mensal é de R$135 mil, com um retorno de investimento de 24 a 36 meses.
A rede de restaurantes traz o conceito de comida caseira, tipicamente brasileira, em formato fast-food, que tem como atuação principal as praças de alimentação em shopping centers. Especializada em carnes selecionadas, a marca se destaca pelo grande diferencial de servi-las sobre pedra sabão aquecida. A franquia é referência em refeições saborosas, servidas com agilidade, atendendo principalmente ao público familiar e àqueles que optam pela alimentação fora do lar.
“Acredito no crescimento do franchising para aquelas empresas que de fato se empenharem em aprimorar suas redes, oferecendo treinamentos aos seus franqueados, diminuindo seus custos, lançando novos produtos e melhorando muito a experiência de consumo no ponto de venda. Os empreendedores terão que estar cada vez mais preparados para impulsionar as redes, buscando desenvolver suas competências de gestão.", finaliza Luiz Felipe, otimista.