Experiência de Marca

Grupo Boticário lança comunidade de cocriação com grupos minorizados do setor de beleza

Com inscrições abertas para consumidores voluntários, a comunidade Beleza Livre tem o objetivo de dar total protagonismo às pessoas de grupos minorizados no processo do desenvolvimento de novos produtos.

Comprometido com a valorização da diversidade brasileira e na busca por oferecer produtos cada vez mais diversos e inclusivos, o Grupo Boticário lança a primeira comunidade online do setor de beleza do país composta exclusivamente por representantes de grupos minorizados para o co-desenvolvimento de novos produtos das marcas de consumo da companhia, como O Boticário, Eudora, Vult e Quem Disse, Berenice?.

Chamada de Beleza Livre, a comunidade é responsável, portanto, por conectar pessoas de grupos minorizados ao processo de desenvolvimento de produtos, embalagens, conceituação de campanhas publicitárias e dentre outras etapas estratégicas da companhia. Dentre os participantes do projeto estão pessoas pretas ou pardas com cabelos cacheados a crespos; homossexuais, bissexuais ou pansexuais; homem ou mulher Trans, Intersexo ou nenhum dos gêneros; pessoas 50 anos+; pessoas com deficiência dos membros superiores e pessoas cegas ou com baixa visão.

Realizada em parceria com o Instituto IPSOS, a iniciativa promove a troca entre os participantes a partir de pesquisas, atividades de engajamento e recompensas, como palestras com especialistas e cupons de desconto ou brindes. A partir disso, os participantes realizam avaliações e análises fornecendo, assim, insumos e insights necessários para que o Grupo Boticário traga, ainda mais, representatividade ao seu portfólio a partir da escuta ativa.

“Se acreditamos no poder do coletivo para construir uma sociedade mais equânime e diversa, por que não imprimir essa mesma lógica para oferecer um portfólio de produtos, ainda mais, inclusivo? Esta foi uma das perguntas que fizemos quando criamos a comunidade Beleza Livre”, diz Rony Santos, gerente de Diversidade do Grupo Boticário.

De acordo com estudo do Instituto Locomotiva a pedido da iO Diversidade, os grupos minorizados representam 72% do consumo brasileiro. Já o levantamento do Dossiê 2022 aponta que 89% das pessoas acreditam que marcas de Higiene e Beleza devam apoiar a diversidade.

“Queremos quebrar barreiras e criar oportunidades para trocas construtivas para entender os desejos, necessidades reais e expectativas dos consumidores. Acreditamos na beleza das relações e queremos gerar um impacto positivo na nossa sociedade, começando pela representatividade”, completa Rony

A comunidade Beleza Livre está em busca de mais voluntários, que podem ser consumidores moradores de qualquer região do Brasil.

Foto: Divulgação