Comitiva formada por integrantes da prefeitura, Comitê Local da Copa do Mundo e Gerência do Conselho Tutelar de Porto Alegre viajou à cidade de Maldonado, no Uruguai, para capacitar o grupo do país que vai trabalhar na Capital gaúcha, durante o megaevento, na prevenção de violações de direitos contra crianças e adolescentes.
A capacitação foi até o dia 23/3, e reuniu 20 uruguaios que compõe o Grupo de Apoio a Megaeventos (Game), formado por 60 membros, além dos coordenadores dos grupos da Argentina e do Peru.
O grupo conheceu os programas, serviços e ações de atendimento a crianças e adolescentes desenvolvidos em Porto Alegre, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Ação Rua, Casas Lares e Rede de Abrigagem.
A comitiva foi coordenada pelo presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Marcelo Soares. Juntamente com os coordenadores do Comitê Local de Proteção para Crianças e Adolescentes na Copa RS/POA, Carlos Simões, e da gerência do Conselho Tutelar de Porto Alegre, Maria Letícia Cottens.
O técnico fazendário Rogério Portanova Leal e a diretora de Governança Local Cintia Votto expuseram, também no encontro, a composição financeira da hospedagem em Porto Alegre no período da Copa.
Apoio a Megaeventos
O Game chegará na Capital dia 07/06, quando seus integrantes passarão por nova etapa de capacitação e apresentação dos locais onde irão atuar, como Fan Fest, Festas nos Territórios e Acampamento Farroupilha.
Nesses locais, o grupo vai instruir os turistas, em espanhol e inglês, distribuir material gráfico informativo visando à prevenção de violações de direitos contra crianças e adolescentes, bem como a orientação de denúncia de possíveis violações no período do evento esportivo.
O trabalho foi idealizado na 18ª Cúpula da Rede Mercocidades, evento realizado em Porto Alegre entre 26 a 29/11 de 2013, quando a Unidade Temática de Esportes, liderada pelas cidades de Parcona (Peru), Maldonado e Pergamino (Argentina), se disponibilizou a ajudar na proteção da infância durante a Copa.
A comitiva viaja ao Uruguai a convite da Prefeitura de Maldonado – Dirección General de Turismo, com despesas pagas pelo governo uruguaio.