A parceria entre o Grupo Heineken no Brasil e o Instituto da Cerveja Brasil (ICB), firmada em 2019 com o intuito de democratizar o conhecimento cervejeiro no país, ganha mais um capítulo.
As empresas uniram-se a Leandro Sequelle, educador social e fundador da Graja Beer, cervejaria artesanal nascida no Grajaú, periferia da Zona Sul de São Paulo, e criaram o programa de capacitação cervejeira para moradores da periferia.
O melhor do marketing social está aqui.
Leia também: Grupo Heineken e Movida levam ação de conscientização às ruas de SP.
O objetivo do projeto é fazer do conhecimento cervejeiro uma porta de entrada para as oportunidades de emprego desse crescente setor que representa 2% do PIB brasileiro.
Ao todo, mais de 30 turmas serão formadas até 2023. A turma inaugural, que também será o piloto do programa, acontece em novembro deste ano nas instalações da Graja Beer, na comunidade do Grajaú.
A partir de janeiro de 2021, a iniciativa começa a percorrer o país e passará por 10 comunidades de cidades como Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE).
O programa de capacitação cervejeira é gratuito e tem duração de três dias, totalizando 20h de aulas presenciais. Os únicos pré-requisitos para se inscrever são: Ter mais de 18 anos; ser alfabetizado e se interessar pelo universo da cerveja. Não há necessidade de formação mínima ou experiência anterior.
Para contribuir com o aumento da representatividade feminina no setor e com a independência financeira igualitária, 50% das vagas serão destinadas às mulheres das comunidades.
“Acreditamos que por ser uma bebida tão popular e democrática, a cerveja tem o poder de contribuir igualmente para a melhoria da sociedade e das relações humanas. Nosso projeto une educação cervejeira, comunidade, alegria, diversidade e a potência de um novo amanhã. A parceria Heineken, ICB e Graja Beer celebra o melhor do nosso mercado cervejeiro e o melhor do nosso povo.”, celebra Leandro Sequelle.
A grade de conteúdo abordará conhecimento sobre a cerveja, a cadeia e o mercado cervejeiro e a formação em serviços do setor para atuação em bares e restaurantes. Ao final, os alunos serão avaliados e receberão um certificado de que estão aptos a atuar como vendedores, promotores, garçons, chopeiros, entre outras atividades.
Para o ICB, a iniciativa marca o começo de uma nova fase do Instituto, que passa a atuar de forma mais ativa com responsabilidade social. “Acreditamos que a educação transforma a vida das pessoas. Esse é um grande passo, pois queremos, por meio da educação cervejeira, ajudar as pessoas da periferia a ingressarem no mercado de trabalho.”, afirma Estácio Rodrigues, sócio-fundador do Instituto da Cerveja.
“Acreditamos na cerveja como um elemento importante de conexão e queremos contribuir para o crescimento socioeconômico do país, em especial dos moradores e moradoras das periferias. A possibilidade de fazer isso de forma colaborativa com a Graja Beer, que está totalmente inserida nesse contexto, torna o processo ainda mais especial e alinhado com a forma como atuamos no país.”, explica Thais dos Santos, gerente de Comunicação Corporativa do Grupo Heineken no Brasil.
A turma-piloto do programa de capacitação cervejeira acontecerá de forma presencial, para uma turma de 30 pessoas, respeitando todas as regras de distanciamento e cuidados com a saúde e segurança, para a prevenção do Covid-19.
Os participantes do piloto serão diretamente selecionados pelo curador e participarão, ainda, da avaliação do conteúdo do curso. A partir de 2021, cada cidade e comunidade contempladas pela iniciativa serão comunicadas sobre o processo de inscrição.
Beba com moderação.