Experiência de Marca

Grupo Latam apresenta nova identidade visual

O futuro de LAN E TAM foi cuidadosamente desenhado. Lideranças foram entrevistadas,<em> benchmarks</em> nacionais e internacionais foram mapeados, os funcionários de ambas as empresas foram ouvidos e uma pesquisa com consumidores envolveu dez diferentes países.

No dia 6 de agosto, o grupo Latam Airlines anunciou a criação da marca Latam, resultado da união entre LAN e TAM, em dois eventos fechados para a imprensa, em São Paulo e em Santiago.

A nova marca é resultado de um trabalho de quase dois anos da Interbrand, consultoria global de branding, representada pelos escritórios de São Paulo, Santiago e Madrid. A produção do evento de lançamento ficou a cargo da Rock Comunicação.

Foto: Divulgação.
Evento de lançamento da nova identidade da Latam.
Evento de lançamento da nova identidade da Latam.

O Novo Nome

O futuro de LAN E TAM foi cuidadosamente desenhado. Lideranças foram entrevistadas, benchmarks nacionais e internacionais foram mapeados, os funcionários de ambas as empresas foram ouvidos e uma pesquisa com consumidores envolveu dez diferentes países.

A Interbrand avaliou o ambiente interno, os aspectos do negócio, a força das duas marcas e o impacto de mudanças com todos os stakeholders. Todos os insights confirmavam a oportunidade da criação de um novo nome.

LATAM-IDENTIDADE-NOVA-2“Usar uma das duas marcas, LAN ou TAM, representaria abrir mão da força da outra. Manter a identidade das duas também não espelharia o novo momento da companhia.”, explica Beto Almeida, managing director da Interbrand São Paulo.

A partir daí, foi traçada uma estratégia de conciliação, capaz de conectar o melhor de ambos os mundos. Diversas alternativas de nomes foram consideradas. Latam demonstrou ser o nome que melhor representaria o espírito da nova marca.

Formado pela junção dos nomes LAN e TAM, respeita as raízes das duas empresas, reconhece seus legados de sucesso e os transfere à nova companhia. Utilizado como abreviação e sinônimo para América Latina, o nome Latam ilustra perfeitamente o DNA da nova empresa.

Próximos Passos

O anúncio da identidade verbal e visual representam a primeira parte do projeto desenvolvido pela Interbrand, que contempla o processo de engajamento interno e a curadoria de todos os pontos de contato da marca com seus públicos.

Em um processo gradual, que começa no primeiro semestre de 2016 e segue ao longo dos próximos três anos, o público poderá conferir diversas novidades nos espaços físicos, aeronaves, escritórios comerciais, balcões, páginas da internet, uniformes etc.

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