Experiência de Marca

Grupo Talkability: crescimento marca o ano de 2013

Com mais de 150 profissionais e 66 escritórios associados em todo o Brasil, o grupo reúne hoje as agências Bullet, Bullet Trade, Bullet Eventos e Inflama RIO - essa última em sociedade com a <em>holding</em> L21, de Luiz Calainho.

No ano em que a Bullet, a primeira de suas agências, completou 25 anos no mercado, o Grupo Talkability registrou crescimento de 16% em relação a 2012 e cases bem sucedidos, apesar das incertezas do cenário econômico do País.

Com mais de 150 profissionais e 66 escritórios associados em todo o Brasil, o grupo reúne hoje as agências Bullet, Bullet Trade, Bullet Eventos e Inflama RIO – essa última em sociedade com a holding L21, de Luiz Calainho.

Em 2013, o Talkability, liderado pelos sócios Fernando Figueiredo, Mentor Muniz Neto e Adriana Ribeiro, realizou grandes projetos para clientes como Samsung, Colgate, BRF, Google, Coca-Cola, Unilever, Heineken, Oi, PSA (Peugeot e Citroen), entre outros, e aposta na demanda crescente de trabalho para o mercado de marketing promocional, em 2014, ano em que muitos clientes devem concentrar as ações de live marketing principalmente no primeiro semestre, devido à Copa do Mundo e as eleições.

“Se 2012 foi um ano para esquecer, 2013 será um ano para lembrar para sempre”, comenta o sócio e CEO do Grupo Talkability, Fernando Figueiredo.

Melhores Ações de 2013

Bullet Eventos

Bullet Eventos promove segunda edição do “Feirão Nissan Inova Show”

A Bullet Eventos, do Grupo Talkability, se preparou para passar oito meses envolvida com muita tecnologia e inovação.

Responsável pela segunda edição do “Feirão Nissan Inova Show”, a agência desenvolveu uma série de ações interativas, para que o público tivesse uma experiência diferenciada com a marca.

Totalizando 24 eventos, o road show passou por 17 cidades brasileiras – Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Londrina (PR), Porto Alegre (RS), Aracaju (SE), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA) e São Luiz (MA).

Um game de corrida usando realidade aumentada agitou os dias no feirão. Além de acelerar o novo Sentra no jogo, os participantes também poderiam acessar os catálogos eletrônicos com realidade aumentada e explorar muita tecnologia, no universo da Nissan.

Para a segunda edição, o espaço também trouxe inovação em sua estrutura, que aconteceu dentro de peças infláveis, substituindo as tendas de lona e metal, facilitando o transporte e a montagem nos locais onde o road show seria realizado.

Agência esteve presente em vários Estados realizando ações de marketing promocional para a Nissan(Foto: From Talkability).

Bullet Eventos Prepara Lançamento do Jaguar F-TYPE no Brasil

Luxo, adrenalina e muita emoção, foi o que os jornalistas e convidados para o evento de lançamento do Jaguar F-TYPE, sentiram ao participar do evento. Toda a programação foi promovido pela Bullet Eventos, na Fazenda Capuava, Interior de São Paulo.

Durante os dois dias de evento, cerca de 150 convidados puderam acelerar o Jaguar F-TYPE nas desafiadoras curvas do circuito construído, na prática, um dos melhores veículos da indústria automobilística mundial.

A proposta da Bullet Eventos foi de mesclar o luxo e a tradição que norteiam a marca Jaguar, com a tecnologia e a esportividade que o F-TYPE proporciona.

Agência comandou a ação de live marketing. (Foto: From Talkability).

Sadia Marca Presença no Mundial de Judô Rio 2013

Para disseminar a importância da prática esportiva e valorizar a dedicação dos atletas brasileiros, a Sadia, principal patrocinadora da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), esteve presente no Campeonato Mundial de Judô Rio 2013 no Ginásio do Maracanãzinho.

Durante a competição, a marca montou um estande na Cidade do Judô, idealizado pela agência Bullet Eventos, para que o público pudesse participar de uma experiência da prática e fundamentos básicos do esporte, com aulas de dez minutos.

No mesmo espaço, os visitantes poderiam levar de recordação uma foto como se estivessem golpeando um lutador, e, ainda, interagir com os atletas da Família Sadia.

Durante a ação de marketing promocional, foram distribuídos também batecos e camisetas para a torcida.

Sadia se aproximou do público no Campeonato Mundial de Judô Rio 2013 (Foto: From Talkability).

Bullet Promo

Skol Lança Sorvete de Cerveja

Chegou a hora de descer uma congelada! Depois de surpreender os consumidores com Ovos de Páscoa, a Skol refrescou o verão de 2013 com um produto inédito no mercado.

Criado pela Bullet, e produzido pela Rochinha, o sorvete de cerveja Skol foi a aposta da marca para agradar os consumidores no calor. O sorvete de massa esteve disponível nos principais bares e quiosques do Rio de Janeiro e de São Paulo e foi vendido em potes de 150 ml. O produto de edição limitada teve venda restrita para maiores de 18 anos de idade.

Composto por leite e Skol, o sorvete uniu a cremosidade com o sabor da cerveja e respeitou as principais características da marca: sabor marcante e refrescância.

Para chegar ao sabor ideal, a Skol contou com expertise da Bullet Promo que liderou uma equipe multidisciplinar, de nutricionistas e especialistas em aromas, essências e sorvetes. Durante a produção, foram criadas mais de 12 versões de sorvete até chegar ao resultado final. O teor alcoólico do produto era de 0,5%.

Aldo Pini, head de planejamento da Bullet explica que o maior desafio para a agência foi encontrar inovação para uma marca que já é líder no mercado e que agradasse o público, sem deixar de ser cerveja, destacando que a novidade contém Skol e não apenas algumas notas que remetem ao produto.

“Tivemos o cuidado de criar uma ação inovadora que promovesse o DNA da marca, que é divertida e irreverente. Levamos mais de seis meses desenvolvendo o produto, mas conseguimos um resultado surpreendente”, afirma Pini.

Além da produção do sorvete, a agência também foi responsável por todas as ações de ativação em pontos de venda, que incluiu a coordenação de promotoras que ajudaram a otimizar as vendas do produto e garantiram que o item fosse distribuído apenas a maiores de 18 anos de idade.

Colgate Total 12 Ganha Novo Visual e Premia Consumidores 

Colgate Total 12, creme dental que oferece até 12 horas de proteção contra 12 problemas bucais, ganhou cara nova. A mecânica da promoção realizada pela agência Bullet foi pensada para espalhar muitos sorrisos pelo País.

O consumidor tinha a chance de ganhar um MP3 Player na hora se encontrasse uma das milhares de embalagens de Colgate Total 12 premiadas espalhadas por todo o Brasil. Além disso, os consumidores poderiam concorrer a cinco prêmios no valor de R$ 100 mil cada.

Para participar, o cliente tinha que comprar dois cremes dentais Colgate Total 12 e qualquer escova da marca Colgate, cadastrar o código de barras dos produtos no site e torcer.

Samsung Premia Consumidores Com Brindes e Viagens em Promoção de Natal

Para atrair novos clientes e impulsionar as vendas nas vésperas do Natal, a Samsung apostou em duas promoções e a Bullet foi a responsável pela criação e desenvolvimento das ações de marketing promocional.

A primeira foi “Samsung Destinos Que Inspiram” que premia os clientes com passagens aéreas de ida e volta, para qualquer lugar do País, nos trechos diretos operados pelas companhias aéreas GOL e TAM.

E a segunda é “Samsung Natal Em Dobro”. Na compra de qualquer Smartphone Samsung da Família Galaxy Duos (S Duos, Ace Duos, Y Duos, Pocket Duos), em qualquer uma das lojas participantes, o cliente ganha na hora um fone de ouvido com tecnologia Bluetooth.

Skol Prepara Foliões para o Maior Carnaval de Todos os Tempos

Para apresentar a missão, a Skol lançou um filme, que marcava a abertura da Operação Skol Folia. A produção criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi lançou a campanha de Carnaval da marca e exibiu um exército de foliões preparando-se para os cinco dias da festa.

Devidamente fardados, os guerreiros treinaram passos de dança, carregamento de Skol em situações adversas e beijos caprichados. Para Eduardo Lima, diretor de criação da F/Nazca Saatchi & Saatchi, “Poder sair da obviedade de uma roda de samba é o que, cada vez mais, faz de Skol uma marca líder em vendas e Top Of Mind do seu consumidor.”

Com versões de 15”, 30” e 60”, o filme convidava o público a se alistar na promoção que elegeu um General para cada Quartel dos melhores carnavais do Brasil (Salvador, Recife/Olinda, Ouro Preto, São Luís do Paraitinga e Florianópolis).

A dinâmica da ação promocional, executada pela Bullet, foi por meio de pontos, geridos pela plataforma digital da marca, o Skoland. Reforçaram a comunicação carnavalesca peças de mídia impressa e exterior.

Ação da BulletPromo para Veja Turbinou Bancas de São Paulo

Embalada na comemoração dos 45 anos da revista Veja, a BulletPromo, do Grupo Talkability, lançou a campanha de incentivo “A Veja Banca a sua Banca”.

A primeira fase da ação contou com 500 bancas da Capital paulista e premiou, com diferentes produtos, as 50 que mais superarem as metas de vendas da publicação. Até o dia 28/12 os dois jornaleiros que mais se destacarem serão os grandes vencedores e terão suas bancas turbinadas com uma reformulação no valor de R$ 15 mil.

A campanha ainda inclui a visita de promotores e treinamento nas bancas para estimular a participação dos jornaleiros, e, principalmente, para contribuir no desempenho de cada um.

O resultado de “A Veja Banca a sua Banca” será divulgado no início de 2014.

Bullet Trade

Feliz Ceia da Árvore

Enquanto a BRF criou uma campanha que incentiva uma ceia para comemorar a montagem da Árvore de Natal com produtos da Sadia, a Bullet Trade divulgou essa ideia com uma campanha de endomarketing.

As ativações e materiais de comunicação impactaram e envolveram todos os colaboradores, nas diferentes unidades da empresa.

Bullet Trade comandou ação de endomarketing da Sadia (Foto: Fom Talkability).

Redoxitos

Para divulgar o produto, a Bullet Trade criou espaços no Barra Shopping e no Shopping Eldorado onde as crianças podiam desenhar, pintar, ouvir histórias e ainda interagir com o próprio Redoxitos, que também estava lá.

Além disso, blitz foram espalhadas por parques para distribuição de material residual e amostras do produto pelas promotoras.

Redoxitos proporcionou momentos de diversão para as crianças (Foto:From Talkability).

Sadia

A Sadia foi apoiadora da M5K, uma corrida organizada pelo Mc Donald’s só para mulheres. Para ativar a presença da marca no evento, a Bullet Trade criou plaquinhas em formato de balões de fala para os acompanhantes demonstrarem seu apoio às corredoras.

Além disso, foram distribuídos adesivos com frases de incentivo para serem coladas nas camisetas das corredoras. Também foi instalado um backdrop para fotos. O evento ainda contou com o mascote da Sadia e ninguém mais do que Gustavo Borges para comandar o alongamento do público da prova.

Agência esteve presente no evento para a Sadia (Foto:From Talkability).

Inflama Rio

Coca-Cola Leva 100 Amigos para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014

A maior ação promocional da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo da Fifa vai dar a chance a cinco sortudos de levarem, cada um, o  número de 100 amigos, com tudo pago, para assistir a um jogo do Brasil em 2014.

“Cante e leve Todo Mundo para Copa do Mundo da Fifa” faz parte do projeto de música da Coca-Cola para a Copa.

Como em 2010, a marca revela uma canção para o mundial, e, nesta oportunidade, se chamará “Todo Mundo”. Até 2014, a música rodará o País e o planeta captando vozes, estilos e ritmos de diferentes povos. Com a energia renovada por todas as culturas para embalar todo o Mundo.

Para esta primeira versão de “Todo Mundo”, a Coca-Cola buscou sonoridades que representassem a música brasileira, que transmitissem, ao mesmo tempo, alegria e pluralidade e que contagiassem as pessoas. Para a marca, a união das vozes e ritmos de Gaby Amarantos e do Monobloco representa justamente o Brasil de Todo Mundo.

A ação de marketing promocional é sustentada por uma campanha com forte atuação em TV, digital, cinema, rádio e mídia exterior, que teve início no dia 22/08. Em 30 segundos, o comercial vai engajar o consumidor, principalmente o público jovem, a participar da promoção.

O filme para a TV, assinado pela filial brasileira da agência Wieden + Kennedy, tem a participação de Gaby Amarantos e dos integrantes do Monobloco cantando a música “Todo Mundo”. Já a ação promocional foi criada e operacionalizada pela Inflama RIO.

Rio de Janeiro é Sede de Exposição Filatélica Mundial

O Rio de Janeiro foi sede da Exposição Filatélica Mundial Brasiliana 2013. A quinta edição da exposição internacional, aberta ao público em geral, foi realizada pelos Correios, em parceria com a Federação Brasileira de Filatelia (Febraf), sob a chancela da Federação Internacional de Filatelia (Fip).

A Brasiliana, visou incentivar o desenvolvimento da filatelia brasileira e posicioná-la como uma das melhores do mundo, integrou as comemorações dos 350 anos dos Correios e celebrou os 170 anos do selo Olho de Boi (primeira emissão de selo brasileira e segunda mundial).

Para a produção deste evento, a Inflama Rio contou com 29 produtores e mais 350 pessoas para a montagem. A exposição aconteceu em três armazéns e um anexo, totalizando um espaço de 16 mil m² todos organizados pela agência.

Agência foi responsável pelo evento em toda a organização e planejamento (Foto: From Talkability).

Heineken Leva Centenas de Fãs ao Rock in Rio 2013

A Heineken lançou, em parceria com  a Inflama Rio, a promoção “Heineken e você no Rock in Rio”, que deu mais de 300 pares de ingressos para o maior festival de música do Brasil. Ao abrir a lata premiada, uma tampa falsa seria removida e o consumidor encontraria um vale-brinde que dava direito a um par de ingressos para o evento.

Foram quatro latas temáticas, com edição limitada, que estiveram disponíveis nos pontos de venda durante a ação promocional. Os sortudos que encontrassem o vale-brinde ainda poderiam concorrer a um pacote completo para o festival.

“A ideia dessa promoção foi criar uma experiência marcante com Heineken, proporcionando aos consumidores a chance de ganhar um ingresso de maneira simples e ainda aproveitar o festival”, comentou Cristina Cadore, diretora-geral da Inflama RIO.

“A promoção trouxe um diferencial exclusivo, pois as latas premiadas eram idênticas às originais, mas surpreenderam os participantes com um vale-brinde para o Rock in Rio dentro da própria embalagem”, reforça Cadore.