A GT Sprint Race, uma das principais categorias do automobilismo brasileiro, abrirá a temporada deste ano no sábado, dia 1º de agosto, no Autódromo Internacional de Cascavel – Zilmar Beux.
Serão 19 carros e 28 pilotos acelerando pelos 3.059 metros de extensão da pista paranaense, localizada na região Oeste do Paraná.
O melhor do marketing esportivo está aqui.
A programação prevê a entrada dos pilotos na pista com os novos carros na sexta-feira, 31, para dois treinos oficiais, às 10h e 13h30, e os grids de largada serão definidos a partir das 16h30.
O campeonato, que completa a nona edição, retorna ao circuito que abrigou seis provas (12 corridas), uma por ano, desde 2014. Portanto, será a sétima vez que a cidade paranaense sediará o evento, e, ainda, foi o palco de muitas das inovações da categoria, como a corrida no Setup Free e o grid inverso.
O Autódromo Zilmar Beux é reconhecido internacionalmente e considerado um desafio extra para os pilotos das classes de Turismo. O traçado paranaense é caracterizado pelas suas desafiadoras e “perigosas” curvas em alta velocidade.
A principal delas, a primeira do circuito, também conhecida por “Bacião”, é uma curva longa em descida íngreme para a esquerda, na qual proporciona aos competidores uma adrenalina a mais no comando dos carros da GT Sprint Race.
Elenco da GT SR
Já passaram pelo grid mais de 150 pilotos das cinco regiões nacionais e renomes internacionais. O alto equilíbrio dos carros fez das provas um sucesso no cenário nacional.
Os pilotos confirmados para a temporada 2020 e que compõem o grid em suas respectivas categorias são: PRO, #19 Luciano Zangirolami, #82 Gerson Campos, #23 Ricardo Sperafico/Rodrigo Sperafico, #18 Eduardo Trindade/Daniel Coutinho, #08 Lucas Daleffe, #21 Thiago Camilo/Beto Cavaleiro, #53 Enrico de Lucca/Danilo Ramalho; PRO AM, #30 Josimar Jr., #11 Weldes Campos, #03 Alex Seid /Marcelo Henriques, #55 Caê Coelho/Vinny Azevedo, #79 Kau Machado/Pedro Ebrahin, #45 Léo Torres/Luís Debes; AM, #27 Edison Cortes, #85 Eduardo Menossi/ Marcelo Brisac, #88 Paulo Borges, #793 Adalberto Batista, #33 Walter Lester e #44 Luiz Arruda.
Novas máquinas
A etapa de Cascavel marcará a estreia nos novos carros da GT Sprint Race que mantiveram o conceito de cockpit utilizado nos modelos anteriores, o qual o piloto fica sentado no meio do carro.
O chassi é tubular de aço inox e peso total de 1.000 kg. O motor V6, 3.6 litros, 300 cv de potência e um torque de 40 kg. Em relação aos freios, as pinças são de fabricação Argentina, marca doppler, discos de freios Fremax e pastilhas de freios TecPads.
Já na parte eletrônica, passaram a usar o modelo S8000 da Injepro, onde o piloto tem todas as informações técnicas do carro no volante, as quais facilitarão muito o entendimento dos sinais vitais do motor, evita possíveis quebras e, acima de tudo, traz uma facilidade ainda maior com relação ao equilíbrio de todos os carros. Já na parte da suspensão, todas elas são independentes, através de duplo triângulo e push rods.
Os GTs são compostos por um câmbio sequencial de fabricação francesa, super conceituado no mundo do automobilismo, chamado Sadev, com seis marchas, power shift e paddle shift (câmbio na borboleta). Os novos modelos contam com dimensões semelhantes aos carros originais de fábrica.
Transmissões
As emoções da etapa de abertura da GT Sprint Race terão transmissões televisivas ao vivo com geração de imagens da Master/CATVE, no sábado (1º): a primeira corrida no YouTube (youtube.com/acelerados) e a segunda corrida no YouTube (youtube.com/acelerados) e no BandSports.
Além disso, haverá uma ampla cobertura dos bastidores pelas plataformas digitais da competição como Instagram, Facebook, site e no canal da Sprint Race no YouTube (youtube.com/GTSprintRace).
Também serão exibidas para todo Brasil durante a semana, no programa Auto + da RedeTV!, no Programa Acelerados no SBT e YouTube (youtube.com/acelerados).
A GT Sprint Race é patrocinada pela Tekbond, Yokohama, Militec1, Sparco, TecPads, Injepro e Fremax.
Foto: Rodrigo Guimarães/SigCom.