Estão abertas as inscrições para o Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica que irá reunir, entre os dias 28 e 30 de junho no Iate Clube de Guaratuba, pescadores em busca do maior Robalo da Baía de Guaratuba, no litoral paranaense.
Existem na baía duas espécies de Robalos: o Peva e o Flexa, e a expectativa para 2018 – ano que o tradicional Campeonato Sul Brasileiro de Pesca, que está em sua 14ª edição, se torna Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica.
O evento reunirá mais de 400 pescadores para as atividades competitivas e em torno de mil pessoas para todas as atividades paralelas.
“A ideia de transformar o Sul Brasileiro de Pesca em um grande festival é agregar mais atividades à parte competitiva do evento e atender outros públicos. Vamos ter atividades culturais e socioambientais envolvendo as escolas e a comunidade local, uma exposição para ativação das marcas patrocinadoras e um torneio de arremesso que complementam a programação.”, destaca Giselle Furtado, da Loba do Mar, organizadora do festival.
Além disso, o festival inova e apresenta o primeiro Fórum Náutico e Pesca com provas de habilitação náutica aplicadas pela Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, palestras sobre náutica, pesca, meio ambiente, esportes aquáticos, regulamentação e workshops com nomes consagrados no meio da pesca esportiva.
"O fórum é um evento técnico-científico que pretende abordar temas relacionados à pesca e náutica para elevar o nível de conhecimento das pessoas que frequentam o litoral paranaense.”, ressalta o presidente da Amlipa e prefeito de Guaratuba, Roberto Justus.
A Adetur (Agência de desenvolvimento do turismo sustentável do litoral do Paraná) e da Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral do Paraná), associações de pesca e náutica, associações de marinas, a Paraná Turismo, Sebrae Paraná, Fecomércio Paraná e outras entidades que atuam com a economia náutica, são responsáveis pela realização do Fórum.
O torneio de pesca, que será no sábado (30/06), conta com duas categorias: Isca Artificial e Isca Livre. Na categoria Isca Artificial as embarcações, com no máximo três pessoas, pescam apenas o Robalo (Centropomus Sp), no sistema pesque e solte.
Nessa modalidade, os peixes capturados devem ter condições de retorno saudável à água sem marcas de pré-captura. Já na categoria Isca Livre estão liberadas a pesca de qualquer espécie que não tenha a pesca restringida pela legislação do Ibama.
Para mais informações sobre as provas, consulte o regulamento do torneio no link.
Além dos troféus, medalhas e dos brindes dos patrocinadores para os melhores colocados em cada uma das categorias (Isca Artificial e Isca Livre), esse ano a maior novidade fica por conta do sorteio de um carro 0Km entre os participantes das provas.