Experiência de Marca

Guia MKT anuncia expansão em São Paulo com contratações

Agência de live marketing sediada em BH aposta no mercado paulistano, com a chegada de quatro profissionais para as áreas de atendimento e produçãoAgência de live marketing sediada em BH aposta no mercado paulistano, com a chegada de quatro profissionais para as áreas de atendimento e produção

Oito meses depois da abertura do escritório paulistano, a agência de live marketing Guia MKT, sediada em Belo Horizonte (MG), anuncia a expansão de suas operações em São Paulo com a contratação de quatro novos profissionais.

Chegam à agência, comandada pelo sócio Renato Villamarim e pela diretora de novos negócios Bia Bahia, as gerentes de conta Maria Eugênia Oliveira, no atendimento de Renault, e Patricia Silva, para Jeep; além das produtoras executivas Claudia Sena e Liana Haje.

Apesar da crise econômica e da retração financeira que atinge o País, a Guia MKT pretende aumentar o número de contratações para 2017, visando dar suporte à crescente demanda pelos serviços de live marketing da agência no mercado paulistano.

“Nossa expansão teve início no ano passado, depois de crescermos no atendimento da conta da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), com a chegada da marca Jeep”, conta Villamarim. “Com a conquista, e em razão da dimensão do mercado paulista, investimos na abertura do escritório em São Paulo, em março deste ano. Buscar crescimento em novas praças é uma forma de alavancar os negócios mesmo num cenário de crise”, avalia.

A decisão de investir ainda mais no escritório de São Paulo está relacionada ao desempenho da agência no ano de 2016, que superou as expectativas dos sócios com conquistas como a conta de live marketing da Aliança Renault-Nissan, depois que a Guia MKT venceu um grande processo de concorrência realizado pela empresa. O atendimento ao cliente inclui as áreas de evento, ativação de patrocínio, campanhas de incentivo/força de vendas e consumidor final.

“Para Nissan, fizemos uma série de ações nos Jogos Olímpicos, em agosto. Na sequência realizamos alguns projetos para a montadora, como o estande da Expointer que destacou o crossover global Kicks, entre outros modelos. Realizamos também o lançamento do superesportivo GTR, em São Paulo, e ativações do Kicks em shoppings e aeroportos do RJ e SP”, comenta Bia Bahia.

Impulsionada pela boa performance em 2016, a Guia MKT já está desenvolvendo ações para o ano de 2017. Entre elas, será reativada, no shopping JK Iguatemi, a pop up store Jeep Compass Urban Garage, que funcionará até meados de janeiro.

A iniciativa – que num primeiro momento foi lançada no final de outubro desde ano e que deveria durar cerca de 15 dias, foi prorrogada por conta do sucesso com o público – tem o objetivo de apresentar as três versões do modelo Jeep Compass: Longitude, Limited e Trailhawk.

“Para 2017, também já estamos planejando três lançamentos de Renault, de fevereiro a agosto”, adianta Villamarim.

Na avaliação do fundador da Guia MKT, apesar de um início de ano mais cauteloso, no segundo semestre de 2016 houve uma retomada no mercado. “Fizemos jobs para Rádio Eldorado/Estadão, a festa de fim de ano do Grupo Iguatemi, participamos de concorrências de Subaru, Bridgestone e Petronas. As demandas aconteceram, vencemos algumas disputas, conquistamos espaço”, pontua Villamarim.

Em abril desde ano por exemplo, a Guia MKT realizou “descoladas” festas de rua para o lançamento do modelo Mobi, subcompacto da Fiat, em oito cidades brasileiras – São Paulo (no Armazém da Cidade, na Vila Madalena), Campinas (na Praça das Bandeiras – Parque Taquaral), Rio de Janeiro (no Parque dos Patins), Porto Alegre (no Estacionamento do Parque Moinho dos Ventos), Brasília (no Estacionamento 12 – Parque da Cidade), Curitiba (no Museu Oscar Niemeyer), Belo Horizonte (na Praça Mendes Júnior, em frente à Casa Fiat) e Recife (no Segundo Jardim, em Boa Viagem). Os eventos, que contaram com shows, food trucks e cervejas artesanais, seguiram a linha “urbana e moderna” do carro.

A Guia MKT também foi responsável por toda a operação das marcas New Holland Agriculture, New Holland Construction, Case Construction, Case Agriculture, Iveco e Jeep durante a 23ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2016), maior evento de agronegócio a céu aberto do País, que aconteceu em Ribeirão Preto (interior de São Paulo), e recebeu 160 mil visitantes, entre os dias 25 e 29 de abril.

Mercado de live marketing também em expansão

Dados da AMPRO (Associação de Marketing Promocional), de julho de 2016, dão conta de que o setor de live marketing movimenta anualmente R$ 43,9 bilhões. Apesar da crise econômica, 60% das empresas anunciantes entrevistadas pela entidade disseram que mantiveram ou aumentaram o uso de ações de live marketing no ano passado e 93% pretendem manter ou incrementar investimentos na área nos próximos três anos, uma perspectiva bastante positiva para a área.

“Observamos que o mercado ainda tem muito espaço para crescimento, é um business relativamente novo dentro da indústria de marketing, comparado à publicidade, e portanto, com potencial de crescimento”, aposta Villamarim, que defende ainda que o live marketing têm ferramentas que podem alavancar vendas em maior quantidade, mais rapidamente, o que pode ser uma opção tática para algumas empresas anunciantes em períodos de maior retração econômica. “A campanha de incentivo é uma ferramenta útil, usada sempre, e mais ainda em períodos de crises”, acrescenta.

Tendo em vista o mercado global de live marketing, Villamarim aponta como uma das principais tendências do setor a digitalização dos eventos. “Não dá para ficar só no que acontece ao vivo, as ações precisam estar conectadas às redes sociais, aos ‘influenciadores’ digitais. Temos que extrapolar a área e o ambiente físico onde o evento está acontecendo”, completa.

Além disso, cada vez mais as marcas estão ampliando os espectros de seus projetos e de sua comunicação, de modo a ter outros pontos de contato com o consumidor. “Não basta esperá-lo entrar nas lojas, mas é necessário, efetivamente, levar o produto para o público”, conclui o executivo.