A The Group não ficou imune ao Covid-19. Especializada em desenvolver estratégias e implementar soluções para eventos corporativos e brand experience aliada à mensuração de dados, a estrutura comandada por Fernando Guntovich reduziu a velocidade, segue entregando projetos, mas não vê perspectivas no médio prazo.
Nesta entrevista da série Brand Experience 2020 ele fala sobre o momento.
Promoview: O início do ano de 2020 foi atípico. Praticamente não houve pausa no período das festas e virada. E então veio o congelamento. Como você avalia este período?
Fernando Guntovich: Ninguém esperava esta pandemia. Isso abalou todos os segmentos e setores. Para o nosso mercado a curto prazo é devastador. Desde 16/03 em home office, a reflexão que faço é que cada um nós como elo de uma cadeia produtiva repense os comportamentos, valores e estabeleçamos uma real parceria entre todos.
As relações não estavam saudáveis, com muita pressão e o medo sendo um dos principais ditadores. Medo de perder o emprego, medo de perder o cliente, medo de errar. Tenho fé que saiamos fortalecidos. Nossos atos que fizeram o mercado ser o que era.
Promoview: Como a agência está encarando esse período de pandemia?
Fernando Guntovich: Respeitando as restrições impostas. Aprendendo a trabalhar neste novo formato. Priorizando e cuidando da saúde e da mente de colaboradores e fornecedores. Entendendo as dores dos clientes. E tentando entender esta nova realidade para traçar um rumo.
Promoview: E como você percebe as áreas de marketing diante disso tudo?
Fernando Guntovich: Estão todos trabalhando com o foco em novas ações imediatas que tornaram-se necessárias, decisões sendo tomadas com maior velocidade e já pensando no pós Covid-19. Como será o comportamento deste novo consumidor? Qual será o seu potencial de consumo? Quais os novos valores?
Promoview: E o que está sendo feito agora na The Group?
Fernando Guntovich: Estamos trabalhando nas ações para o presente e tentando aprender e entender o futuro próximo.
Promoview: Na parte prática, o trabalho em home office tem funcionado?
Fernando Guntovich: Sobre o home office eu acho que é uma coisa interessante sim, vimos que funcionou. Penso em implementar de uma maneira mista.
Promoview: Sobre a posição do mercado no qual o seu negócio se desenvolve, a crise deixa claro qual é o seu segmento?
Fernando Guntovich: A experiência terá ainda mais relevância na comunicação. Acreditamos que, ao final da quarentena, as pessoas estarão carentes das relações humanas e experiências reais “ao vivo”. Uma live em casa, por mais que bem produzida não substitui a experiência real. Um mergulho no mar continua sendo algo insubstituível.
Promoview: Você vê necessidade em participar da medida governamental que vai financiar salários e facilitar a questão de tributos?
Fernando Guntovich: Não conto com esta opção. Tantos setores para resolver. Acredito que temos que nos resolver entre nós.
Promoview: Sobre o trabalho com profissionais em regime de MEI, este momento de dispensas facilita o andamento das relações?
Fernando Guntovich: O importante neste momento é deixar tudo muito transparente com os colaboradores. Estamos mantendo reuniões semanais sobre o andamento da empresa.
Promoview: Vamos-para 30 dias de distanciamento social. Já dá para ter alguma noção real dos impactos na economia e no mercado de live marketing brasileiro em curto, médio e longo prazo?
Fernando Guntovich: O grande problema atual é o quando e como. Quando voltaremos às atividades? Como voltaremos? O que mudou no comportamento humano? Hábitos de consumo? Com certeza o que já estamos vendo é um aumento no índice de desemprego, alguns fornecedores e agências pensando em encerrar as atividades e uma grande incerteza sobre o futuro.
Agora é a hora de olhar pra frente e entender que paradigmas foram quebrados: as relações ficaram verdadeiramente mais humanas, pessoas se importando mais com o próximo, hábitos de consumo irão mudar, temos que resolver a desigualdade social, entre tantos outros problemas.
Promoview: Sobre as relações comerciais entre quem faz e quem compra eventos, exposições, presenciais após este período, você entende que vão mudar? Qual sua opinião sobre a campanha #jobentreguejobpago ?
Fernando Guntovich: Quando um não quer, dois não fazem. Simples assim.