A Guru, agência catarinense que tem alcançado destaque no cenário nacional de brand experience com eventos, ações e digital, teve, neste ano, o grande desafio de produzir o carnaval de Florianópolis depois de dois anos de pausa.
A agência, que tem como um de seus principais clientes a Regional Sul da Ambev, teve o desafio de produzir o maior carnaval de rua de Santa Catarina, uma missão e tanto, pois a festa mais democrática do Brasil não acontecia desde 2020.
Com-uma equipe experiente, que já produziu oito carnavais com a Skol, o time também foi encarregado pela criação de experiências como o Latão Skol, na última edição, que transportou foliões para o centro da cidade com uma linha exclusiva de ônibus passando pela recém-inaugurada Ponte Hercílio Luz.
A festa deste ano, em 2023, conforme a Prefeitura de Florianópolis, reuniu na ilha mais de 1,5 milhão de pessoas ao longo do feriado.
Arena Carnaval Brahma Floripa
Para transbordar a Brahmosidade pelas ruas de Floripa, a Guru montou uma estrutura no centro histórico da cidade, que ia desde o Mercado Público, até a Praça Fernando Machado.
A Arena Carnaval Brahma Floripa tinha uma área de 27 mil metros quadrados, com estruturas de proteção aos monumentos presentes, palco com mais de 25 metros de largura, segurança reforçada e três acessos para facilitar a chegada dos foliões, uma equipe de catadores parceiros para o trabalho da reciclagem de latinhas, além do espaço exclusivo do camarote Beats.
No local, o comando da festa ficou por conta dos artistas nacionais Kevin o Chris e Grupo Clareou, no sábado; Pixote e Jammil; no domingo; e Pocah, na segunda-feira.
“Viver o carnaval do centro de Florianópolis é celebrar junto com o público uma das maiores festas populares do Brasil.”, declarou Tiago Basso, conhecido como Kaká, CEO da Guru.
“Ao mesmo passo que ajudamos a organizar todas as atrações, puodemos sentir o calor dos foliões, vibrando pelas atrações, cantando, dançando, e é reconfortante saber que proporcionamos uma experiência única.”, completou.
Em todas as ruas da cidade, a Brahma personalizou os equipamentos de mais de 350 ambulantes cadastrados, incluindo carrinho, guarda-sol e caixa térmica, o que marcou a participação da cervejaria na festa.
Vento Suli Brahmoso
O núcleo estratégico da Guru foi responsável pelas ativações de marca e pelo PR Stunt, com o desafio de trazer um conteúdo regional para construir a comunicação do carnaval. Dessa maneira, a equipe buscou inspiração na expressão “vento suli”, muito usada pelos manezinhos para descrever o vento forte e frio que vem do Polo Sul, para criar uma estrutura baseada nos paredões de funk, com mais de quatro metros de altura e quarenta ventiladores, para refrescar o calor da festa.
Através da união da economia circular com a sustentabilidade social, o vento era ativado conforme o público depositava as latinhas no dispenser indicado para reciclagem. Além disso, máquinas de espuma fizeram a entrega de toda a Brahmosidade do carnaval, divertindo os foliões.
“Para nós da Guru é um orgulho imenso poder entregar a estrutura e toda a operação de um dos maiores pontos de concentração dos foliões durante as comemorações do carnaval. Além de todo o esforço e atenção em cada mínimo detalhe, ainda podemos contribuir com a sustentabilidade do evento”, disse Guilherme Batista, CFO da Guru.
No decorrer dos dias de festa houve a coleta de 1 tonelada de latinhas, que foram encaminhadas de maneira correta para a reciclagem.
Camarote Beats
Com o intuito de seguir o fervo do carnaval da Ilha da Magia, o time de criação da Guru preparou uma ativação especial para o Camarote Beats, com infraestrutura diferenciada e open bar, além da vista privilegiada para os shows.
No local, foram organizados os blocos “Bloquete”, “Calma Beth” e “Não Era Amor”, tudo isso dentro da Arena Carnaval Brahma Floripa.
No camarote, desde o portal de acesso da bilheteria, até os bares perto da pista, tudo estava ativado com o verde e amarelo, as cores de CaipiBeats, o grande lançamento da marca em 2023, que consiste em um drink pronto para beber, sabor caipirinha.
O espaço ainda teve áreas instagramáveis com lambe-lambes contendo mensagens regionais e uma cabine de DJ 360° triangular, no formato da logo da marca.
A reformulação do Pop Day
O Pop Day, um tradicional evento de Florianópolis que já está em sua 28ª edição, teve uma reformulação no nome em 2023 para “Pop Gay”. Foi uma mudança simples, mas importante, para expandir a representatividade da sigla LGBTQIAP+ e gerar ainda mais inclusão. A mudança foi uma estratégia da equipe da Guru para representar, no evento, todas as letras da comunidade.
“Queríamos aproximar ainda mais o evento de toda a comunidade LGBTQIAP+ e tornar o espaço um local seguro e acolhedor para todos”, ressaltou Rafael Almeida, COO da Guru.
Dentro dessa renovação, a Guru também criou o Momento Beats, uma parceria entre a marca e a drag queen Suzaninha. A artista subiu ao palco da Arena Brahma para apresentar uma competição, que tinha a presença do público e onde quem criasse a melhor performance ganharia um cheque simbólico com créditos para usar no aplicativo Zé Delivery.
Fora as ações de brand experience na Arena Brahma Carnaval Floripa e no Camarote Beats, a Guru também atuou em outras pontas do evento, sendo responsável pela comunicação, ativando as redes sociais e influenciadores para ajudar na divulgação, e chegando a mais de 2,5 milhões de alcance no digital. A agência trabalhou pesado na produção, criando e ativando toda a sinalização necessária para todos os dias de folia
“A Guru criativa, que tem a ideia, é a mesma Guru executora, que realiza o projeto,” reforçou Rafa.
“Mas não somos uma agência completa, porque não colocamos limites até onde podemos chegar, estamos sempre evoluindo e buscando a melhor forma de expressar a natureza dos nossos clientes.”, concluiu.