A Guru, em uma ação para a Cerveza Patagonia, colocou sua equipe na estrada, ou melhor, para subir a montanha e realizar uma experiência diferente, longe de casa e com foco na imersão.
Responsável pela organização de toda a experiência, a agência levou um grupo de criadores de conteúdo e influenciadores até a região da Patagônia, em Bariloche na Argentina, para conhecer as origens da cervejaria. A jornada teve início em um domingo, dia 9 de abril, com o desembarque na província de Rio Negro, se estendendo até uma quinta-feira, dia 13 de abril.
O projeto idealizado pela Guru mostrou, por meio de diferentes olhares e com pontos de vistas plurais, as raízes da marca.
“Queríamos trazer para o público a história da Cerveza Patagonia de forma autêntica, com uma perspectiva que não fosse tão autocentrada na marca, mas em tudo que constitui sua origem e sua forma de ser e existir”, detalhou Rafael Almeida, COO da Guru, responsável por acompanhar o grupo na viagem, realizando essa expedição na Argentina pela quarta vez.
O time escolhido foi composto por nomes de diferentes áreas, que vão desde um viés mais criativo na construção de seus conteúdos, até um estilo mais técnico. Entre eles estavam Jacy Carvalho, criadora de conteúdo com foco em viagens e produção de imagens de drone; César Ovalle, fotógrafo que trouxe um olhar mais artístico da jornada, das paisagens e das montanhas; Juliana Lima, chef e churrasqueira apaixonada pela gastronomia em geral, mas principalmente pela arte de assar carnes; e Antônio Costaguta, parrillero idealizador do projeto El Topador e que é especialista em preparar uma parrilla patagônica.
A equipe permaneceu durante cinco dias na terra dos lúpulos patagônicos, como é carinhosamente chamada a região pela marca.
No decorrer da viagem, a agência preparou um roteiro que transmitiu ao grupo a essência da Cerveza Patagonia. A programação incluiu um tour pela microcervejaria, de onde saem as principais criações e inovações de rótulos e onde os convidados puderam conhecer a mini fazenda de lúpulos, para ver alguns dos insumos exclusivos da cervejaria.
Eles também fizeram algumas visitas ao “Refugio Patagonia”, primeiro bar proprietário da marca que tem uma vista belíssima para o Lago Nahuel Huapi, o que o torna um dos pontos centrais da viagem. Além de toda essa imersão, os influenciadores experienciam a gastronomia local, envolvendo a tradicional parrillada, e ainda uma expedição até as montanhas, para explorar as paisagens que estão presentes nas ilustrações dos rótulos das cervejas.
Na parte de produção, a Guru realizou durante os cinco dias toda a captação, que foi compartilhada através das redes sociais da Cerveza Patagonia e também dos próprios influenciadores.
“Um dos grandes desafios do projeto, foi captar em outro país, atravessando a fronteira, levando o nosso time até lá, então tivemos que pensar em todas as adversidades que poderíamos encontrar, além dos equipamentos necessários e itens para compor o cenário. Para essa ação o pré foi tão importante quanto a execução final em si”, destaca Tiago Basso, CEO da Guru.
Além de planejar um roteiro com várias oportunidades de criação de conteúdo, para uma experiência única e imersiva, a Guru cuidou de toda a logística da viagem.
Toda a parte da captação de imagens e vídeos foi feita em parceria com o Nada Coletivo, uma rede de apoio que une profissionais independentes de diversas áreas criativas, como design, fotografia e vídeo. É um espaço para a criatividade, conteúdos e vivências, destacando-se pela qualidade e entrega em tempo real, e o trabalho ficou por conta de Tomazzzoni, Rani Dallago e Gustavo Buzata.
Mesmo com os desafios, essa não é a primeira vez que a Guru é responsável por esse tipo de produção, pois em 2020 também desenvolveu uma ação para a Cerveza Patagonia que trouxe uma proposta inusitada aos viajantes e exploradores de plantão.
Através-das redes sociais foi anunciada uma “vaga de emprego”, em que o candidato precisava ter disponibilidade para viajar e acompanhar o eclipse na região da Patagônia, fazendo uma busca para descobrir qual o melhor ponto para ver o fenômeno e ainda receber R$ 20 mil pelo trabalho prestado à marca.
A ação alcançou uma repercussão extremamente positiva após o anúncio do “trabalho dos sonhos”, chegando a mais de 20 milhões de pessoas através das plataformas digitais e viralizou rapidamente.
Fotos: Divulgação